Cristiano Ronaldo faz três, leva Portugal à Copa e provoca suecos
Do UOL, em São Paulo
Marrento, goleador e extremamente decisivo. Assim é Cristiano Ronaldo e ele estará no Brasil em 2014. Com uma atuação digna de quem é considerado um dos melhores do mundo, o atacante português voltou a brilhar nesta terça-feira, marcou três vezes e foi essencial na vitória por 3 a 2 sobre a Suécia, confirmando a classificação portuguesa para a Copa do Mundo, com direito a aplausos até mesmo do sueco Zlatan Ibrahimovic.
Em um jogo tenso e emocionante até o último minuto, disputado na Friends Arena, na Suécia, e válido pela repescagem europeia, o astro do Real Madrid novamente levou a melhor sobre Ibrahimovic, autor dos dois gols dos donos da casa. Sobrou até mesmo para a torcida azul e amarela, que teve que aguentar as provocações do camisa 7, que a cada gol marcado apontava para o chão e gritava: "eu estou aqui".
A vaga confirma o ano mágico vivido por Cristiano Ronaldo. Dono de 66 gols marcados em 2013, o atacante disputou 55 jogos até o momento e passa pela melhor fase na carreira no que diz respeito a números. Com três gols na partida decisiva, o astro do Real Madrid terá a chance de, no Brasil, jogar sua terceira Copa do Mundo, já que esteve em 2006 e 2010.
Se por um lado a Copa do Mundo terá Ronaldo, por outro terá de suportar a ausência de Ibrahimovic. "Autointitulado" Deus antes do jogo e dono de gols incríveis ao longo da carreira, o atacante do PSG falhou pela segunda vez consecutiva na missão de levar os suecos ao Mundial. Fora da Copa de 2010, o astro, que convive com a pressão de "sumir" nos momentos decisivos, finalmente apareceu ao marcar duas vezes, mas vai amargar mais uma vez o fato de nunca ter comemorado um gol na competição mais importante do futebol mundial.
Assim como aconteceu no primeiro jogo, todas as atenções estavam totalmente voltadas para os dois craques. Enquadrados pelas câmeras quase como se só existissem eles em campo, Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo atuaram de forma bem parecida e tiveram que se desdobrar diante das marcações.
Participações de Portugal em Copas
-
Número de participações: 6
Participações consecutivas: 4 (2002 a 2014)
Melhor posição: 3º lugar (1966)
Quem se deu melhor no primeiro tempo foi Ronaldo, mas a falta de pontaria atrapalhou a vida do camisa 7. Com movimentação intensa, o português parecia ter se multiplicado em campo e apareceu em todos os lados. Atacou pela direita, mas não obteve sucesso. Arrancou pela direita e parou no goleiro Isaksson. Posicionou-se pelo meio e falhou duas vezes na finalização, indo à loucura com os próprios erros.
Já Ibrahimovic teve vida muito mais difícil. Sem aparecer no duelo atuando centralizado, ele foi teve que buscar o jogo. Assim, o camisa 10 foi para a esquerda, buscou a subida dos laterais, tentou dribles desconcertantes e até mesmo os já conhecidos golpes de taekwondo, mas ficou preso ao sólido sistema defensivo português e nas atuações apagadas de seus companheiros.
Blogueiros destacam atuação de Cristiano Ronaldo
Se perdeu boas oportunidades no primeiro tempo, Cristiano Ronaldo demonstrou por que é um dos maiores jogadores da atualidade no início da etapa final. Logo após a Suécia perder um gol incrível com Larsson, após passe de Ibrahimovic, o camisa 7 recebeu linda bola em profundidade de João Moutinho, invadiu a área e finalizou sem chances para Isaksson, calando a Friends Arena.
NÚMEROS DE CR7 NA TEMPORADA
-
Partidas: 109
Gols:47
Partidas na temporada: 55
Gols na temporada:66
Mas a classificação portuguesa esteve longe de ser fácil, e a Suécia conseguiu a virada em questão de minutos. Sumido na primeira etapa, Ibrahimovic apareceu em sua melhor forma. Primeiro, ele aproveitou o cruzamento na área e cabeceou firme no canto para diminuir, gritando na orelha do zagueiro português Pepe. Pouco tempo depois, o camisa 10 cobrou falta com violência e virou o placar, levando a torcida ao delírio e revivendo as esperanças de classificação.
No entanto, a noite era mesmo de Cristiano Ronaldo. Logo em seguida, ele recebeu lançamento de Hugo Almeida, ganhou na velocidade, invadiu a área e bateu cruzado, novamente sem chances para Isaksson. Pouco tempo depois, o astro do Real Madrid completou o show. Após passe de João Moutinho, o camisa 7 driblou o goleiro e bateu firme, arrancando aplausos de Ibrahimovic e confirmando a vaga de Portugal.