Classificações de Grécia e Croácia têm golaço contra e artilheiro suspenso

Do UOL, em São Paulo

O jogo entre Romênia e Grécia, nesta terça-feira, em Bucareste, pela repescagem europeia para a Copa do Mundo, ficou longe de ser emocionante. Entretanto, lances curiosos marcaram o duelo: um golaço contra e uma comemoração com a bandeirinha de escanteio. Os gregos, que haviam vencido o primeiro jogo em casa por 3 a 1, mostraram-se superiores tecnicamente e conseguiram um empate por 1 a 1, assegurando a segunda classificação seguida do país para uma Copa do Mundo.

No início do segundo tempo, o lateral Torosidis deixou perplexos a todos os presentes. Ele foi autor de um lance inexplicável. Ao tentar afastar o perigo de perto da zaga da Grécia, ele acabou se empolgando e chutou a bola com muita força e para o lado errado. O resultado foi o pior possível: um golaço contra. Para sorte dele, a classificação veio mesmo assim e ele não virou o vilão do país.

O gol da Grécia, aliás, também teve seu tom de excentricidade. Autor do tento, Kostas Mitroglou se empolgou tanto na comemoração que acabou arrancando a bandeirinha de escanteio. Em êxtase, ele ainda ficou alguns segundos brincando com o objeto antes de ser abraçado pelos seus companheiros.

Outro fato que incomodou bastante o andamento da partida foram os lasers da torcida. Das arquibancadas, as luzes eram direcionadas para os rostos do atletas, que reclamavam da situação. Acontecimento semelhante se passou nesta terça-feira na partida da Eliminatória Africana entre Gana e Egito.

"Estou orgulhoso. Jogamos um futebol moderno, com tudo o que tem de bonito: a técnica, posse de bola e passes que perfuram a defesa", comemorou o treinador Niko Kovac.

Com a bola rolando, a Grécia dominou a partida, mesmo jogando fora de casa. Com apenas 22 minutos da partida, Mitroglou recebeu belo lançamento e deslocou o goleiro com tranquilidade. O gol complicou ainda mais a vida dos romenos, que teriam que fazer três gols para levar a partida para os pênaltis.

No início do segundo tempo, ainda apareceu uma luz no fim do túnel. O lateral Torosidis protagonizou um lance vergonhoso. Após bate e rebate, ele tentou aliviar o lance, mas acabou chutando a bola na direção da sua própria meta. Um golaço, mas contra.

Mas o vacilo não foi capaz de reverter o resultado da repescagem e a Grécia pôde comemorar a sua terceira ida para uma Copa do Mundo na história. A Romênia, com mais tradição no futebol, já disputou o principal torneio do mundo sete vezes, mas tem ficado de fora desde 1998.

CROÁCIA SE CLASSIFICA, MAS PERDE ARTILHEIRO PARA ESTREIA NA COPA

A Croácia acabou com o sonho da Islândia de disputar a sua primeira Copa do Mundo na história. Com gols de Mandzukic e Srna, os croatas venceram em casa por 2 a 0, nesta terça-feira, e asseguraram a classificação.

 

É a quarta vez que a Croácia disputará o torneio. Entretanto, na estreia da Copa, a seleção não poderá contar com o artilheiro e principal jogador Mario Mandzukic, do Bayern de Munique, que acabou sendo expulso.

 

A Islândia, por outro lado, perdeu a chance de concretizar o recorde de país menos populoso a se classificar para o evento mundial. Com pouco mais de 300 mil habitantes, o pequeno país europeu bateria o recorde que é atualmente de Trinidad & Tobago, que tem uma população próxima a 1,4 milhões.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos