Com gol chorado, Argélia vence Burkina Fasso e se garante na Copa

Do UOL, em São Paulo

A Argélia entrou em campo nesta terça-feira precisando de uma vitória mínima sobre a seleção de Burkina Fasso, em casa, para se garantir pela quarta vez em uma Copa do Mundo. E foi isso que o time africano conseguiu: com um gol chorado de Bougherra aos 3min do segundo tempo, os argelinos bateram os rivais e se classificaram para o Mundial no Brasil devido aos gols que fizeram fora de casa no primeiro jogo, na derrota por 3 a 2.

A Argélia participará de sua quarta Copa do Mundo – jogou as edições de 1982, 1986 e 2010 – buscando passar da primeira fase, feito que ainda não conseguiu atingir. Ela é a última seleção africana classificada e se junta a Camarões, Nigéria, Gana e Costa do Marfim como as representantes do continente no Mundial de 2014. Eliminada, Burkina Fasso perdeu a chance de se classificar pela primeira vez à Copa.

A partida foi marcada pela tensão entre as duas equipes, que tiveram dificuldade para criar oportunidades na etapa inicial e se preocupavam muito com a marcação. Logo aos 3min do segundo tempo, a Argélia mudou a história do jogo em uma jogada confusa: Ghoulam bateu falta dentro da área e a bola sobrou nos pés de Bougherra, que conseguiu empurrar para o gol após um bate-rebate com o arqueiro rival, Diakite.

O segundo tempo seguiu com poucas oportunidades e, perto do final, a Argélia começou a segurar a bola no ataque para garantir o resultado. Apesar das tentativas de Burkina Fasso de empatar a partida, o time da casa confirmou a vitória e a vaga na Copa de 2014.

ARTILHEIRO BOTINUDO

  • AP Photo/Anis Belghou

    Além de marcar o gol salvador da Argélia, o defensor Madjid Bougherra não poupou a canela dos adversários. Ele chegou a dar um forte carrinho por cima de Kabore, capitão de Burkina Faso, no final do primeiro tempo. Bougherra levou apenas o cartão amarelo e fez o gol da vitória logo no início da etapa final. A partida também foi quente fora do campo, com o registro de 40 argelinos feridos no estádio.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos