Taiti se despede do Brasil como a seleção mais carismática da Copa

Do UOL, em São Paulo

A primeira fase da Copa das Confederações terminou neste domingo a definição de quatro classificados para a fase semifinal da competição: Brasil, Itália, Espanha e Uruguai. Mas nenhuma delas chegou perto do Taiti no quesito seleção mais carismática do torneio disputado em solo brasileiro.

Taiti levou 24 gols e apenas fez um. Sofreu a maior goleada da história em uma competição de grande porte da Fifa (10 a 0 para o time reserva da Espanha). Mas nada disso parece importar para o torcedor brasileiro que assistiu aos jogos dos taitianos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife.

A torcida do Brasil adotou o Taiti nos três jogos válidos pelo grupo B da Copa das Confederações. Os torcedores vibravam até com lateral. O ápice foi no momento do gol de Tehau na derrota por 6 a 1 para a Nigéria, o único do time na competição.

"Acho que cumprimos bem a nossa missão. Sabíamos, com sinceridade, que não poderíamos vencer ninguém. Mas viemos aqui para passar os valores e o carisma do nosso povo. Fico feliz de saber que o povo brasileiro entendeu isso. E tecnicamente falando, é melhor ser pequeno entre os grandes do que ser o maior entre os pequenos", falou Eddy Etaeta.

Os taitianos se despediram do Brasil com volta olímpica e uma faixa de agradecimento, como verdadeiros campeões. O UOL Esporte selecionou as dez histórias mais curiosas do time da Polinésia Francesa que comprovam a fama de seleção mais carismática da Copa das Confederações. 

Twitter do Taiti dá show e até elege Vahirua melhor que Messi

  • Laurence Griffiths/Getty Images

    O Taiti é, definitivamente, o grande destaque da Copa das Confederações pelo menos no quesito carisma. E não só dentro de campo. O Twitter oficial da Federação Taitiana de Futebol abusou do bom humor ao comentar a estreia com derrota por 6 a 1 para a Nigéria.

Atacante Vahirua vence "batalha" e ganha camisa de Iniesta

  • NELSON ALMEIDA/AFP

    Apesar do discurso de seriedade antes do duelo contra a Espanha, os jogadores do Taiti declararam abertamente que brigariam para conseguir a camisa de jogo de Andrés Iniesta. Melhor para o único atleta profissional da seleção, Vahirua, que venceu a disputa com seus companheiros e foi o premiado com o souvenir após a goleada de 10 a 0 no Maracanã.

Goleiro diz que 10 gols doem mais que lesão e se oferece ao Madrid

  • Julio Cesar Guimaraes/UOL

    Um dos personagens da derrota por 10 a 0 da Espanha foi o goleiro Mikael Roche, escolhido pela multidão do Maracanã como herói do jogo, a despeito do caminhão de gols que sofreu. Após a partida, o atleta da Oceania afirmou que sentiu dor com tantas bolas em sua meta e revelou uma conversa divertida com Iker Casillas. "Eu me ofereci, se ele precisar de um substituto no Real Madrid", afirmou Roche. "Desculpe, só uma brincadeira", acrescentou.

F. Torres reencontra guia de sua lua de mel, jogador do Taiti

  • AFP Photo/Nelson Almeida

    Fernando Torres anotou quatro gols, perdeu um pênalti e foi eleito o melhor jogador da partida entre Espanha e Taiti (10 a 0) no Maracanã, na última quinta-feira. Foi personagem, sem dúvida, mas uma outra história ficou de lado, apesar de ser ainda melhor. Torres, em 2007, passou sua lua de mel com Olalla Dominguez no… Taiti. Até aí, tudo bem, o país polinésio é destino para muitos casais. Mas, lá, foi recepcionado e guiado no país por uma certa pessoa, de nome Efraín Arañeda, um chileno. Certo, mas qual a curiosidade nisso? Pois bem. Arañeda se mudou para o Taiti para trabalhar com turismo naquele mesmo ano. Só que, como foi muito noticiado durante esta Copa das Confederações, o futebol no Taiti é amador. Então. o chileno passou a jogar bola no país.

Taiti treina na praia e chama atenção com dificuldade em futevôlei

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Mesmo sem qualquer chance de vitória na competição e após uma goleada por 10 a 0 para a Espanha , o Taiti mostrou mais uma vez que sua prioridade é aproveitar o Brasil durante a passagem no país para a Copa das Confederações. Na sexta-feira, a seleção chegou a Recife e, logo após o desembarque, foi para a praia realizar uma atividade para lá de descontraída.

Taiti vê convite inusitado para pelada com funcionários de hotel

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Neste fim de semana, o Taiti teve a chance de vencer sua primeira partida desde que chegou ao Brasil para a Copa das Confederações. E não seria no duelo contra o Uruguai. A chance inusitada aconteceria em um amistoso contra os funcionários do hotel que a seleção está hospedada, na Praia de Boa Viagem, no Recife. Em um momento de descanso e passeio pelo hotel, os jogadores perguntaram aos funcionários onde poderiam praticar algum esporte, como sinuca e tênis de mesa. Prontamente, garçons, gerentes e mensageiros não perderam a oportunidade de fazer o inusitado convite para o esporte preferido de todos.

Goleiro do Taiti ganha fãs e vira galã na Copa das Confederações

  • Divulgação/Facebook Ibísmania

    Mikael Roche é goleiro reserva da pior seleção da Copa das Confederações e protagonizou a maior goleada do torneio ao levar dez gols da Espanha. Ainda assim ele se tornou um dos destaques ao lado de craques como Neymar, Iniesta e Diego Lugano. Roche vem chamando a atenção a atenção por sua simpatia e (por que não) por sua beleza?

Jogadores 'invertem' assédio e pedem até fotos com fãs no Recife

  • Divulgação/Facebook Ibísmania

    Após chegarem ao Brasil como completos desconhecidos, os jogadores do Taiti experimentaram nos últimos dias a fama e o carinho do povo local durante a estadia no país para a Copa das Confederações. E com certa frequência, a delegação reconhecida por sua camisa vermelha e florida era parada nas ruas para tirar fotos e dar autógrafos. E como tudo que cerca a passagem do Taiti pelo Brasil, até o assédio guardou algumas peculiaridades. Os jogadores da seleção da Polinésia Francesa inverteram os papéis e, por diversas vezes, chamavam alguns fãs nas ruas para tirar foto.

Taiti agradece recepção com bandeiras e até volta olímpica

  • Michael Regan/Getty Images

    O Taiti encontrou uma forma de agradecer o carinho e a recepção que teve durante a estadia no Brasil para a Confederações. Os jogadores não se abalaram com mais uma goleada sofrida neste domingo - 8 a 0 para o Uruguai - e deram uma volta olímpica na Arena Pernambuco enrolados em bandeiras brasileiras e com uma faixa com a frase "Obrigado, Brasil".

Técnico confirma 'carisma' do Taiti e cumprimenta jornalistas 

  • AFP

    O Taiti mostrou neste domingo por que foi apontado como o time mais carismático da Copa das Confederações. Passada a derrota para o Uruguai por 8 a 0, na Arena Pernambuco, o técnico Eddy Etaeta lamentou o 'abismo' técnico entre sua equipe e as demais, mas salientou que nunca se esquecerá o que passou no Brasil e fez questão de cumprimentar cada um dos jornalistas presentes na sala da imprensa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos