Local:
$placar.estadio
Data:
$placar.data
$placar.equipe1.nome $placar.equipe1.gols x $placar.equipe2.gols $placar.equipe2.nome
0 pênaltis 0
Hernández (e), que marcou quatro gols, comemora goleada do Uruguai sobre Taiti em Pernambuco

Uruguai supera 'olé' e pênalti perdido, faz 8 a 0 no Taiti e encara Brasil na semi

Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Recife

Assim como nas duas primeiras rodadas, o Taiti voltou a empolgar os brasileiros na Copa das Confederações. Neste domingo, na Arena Pernambuco, os gritos de olé e todo apoio das arquibancadas aos taitianos se repetiram no confronto contra o Uruguai. Assim como o futebol de baixo nível técnico da equipe da Polinésia Francesa. E mesmo perdendo um pênalti, a Celeste não tomou conhecimento da atmosfera adversa da torcida e goleou a modesta seleção por 8 a 0.

Abel Hernández, quatro vezes, Luiz Suárez, em duas oportunidades, Diego Pérez e Lodeiro fizeram os gols da partida. Com o resultado, e a vitória da Espanha sobre a Nigéria no outro jogo da rodada, os uruguaios garantiram o segundo lugar do grupo B e confirmaram a vaga na semifinal contra a seleção brasileira, na próxima quarta-feira, às 16h, em Belo Horizonte.

Contra o Brasil, na capital mineira, o time sul-americano fará sua segunda participação em fases finais da Copa das Confederações. Em 2009, na África do Sul, a equipe já havia se classificado para as semifinais, quando terminou em quarto lugar.

Os gritos de incentivo e o tradicional "Olé" das arquibancadas bem que tentavam incentivar o Taiti, mas o Uruguai freou a empolgação com menos de dois minutos. Após escanteio pela direita, a bola sobrou para Abel Hernández dentro da pequena área, e o atacante abriu o caminho da goleada Celeste.

A trajetória para conseguir outros gols e deslanchar no placar, porém, não foi tão simples. Com o Taiti apostando em um linha de cinco zagueiros e outra de quatro meias defensores, o Uruguai teve certa dificuldade para furar a retranca adversária.

Somente aos 23min, novamente com Hernández os uruguaios chegaram ao segundo gol. O atacante recebeu bom lançamento na entrada da área, deu um "balão" em Jonathan Tehau e finalizou com classe de perna esquerda para balançar as redes.

E o Uruguai descobriu que com as bolas em profundidade poderia resolver o problema da retranca do Taiti. Aos 26min, foi a vez de Diego Pérez receber nas costas da zaga e tocar de cabeça para fazer 3 a 0.

Com uma boa vantagem construída na primeira etapa, os uruguaios relaxaram. E os jogadores do Taiti aproveitaram o momento para, enfim, avançar ao ataque e buscar o tão sonhado gol. E apesar de muito esforço, o melhor momento não passou de uma chegada mal sucedida de Chong Hue pelo lado esquerdo aos 40min. Mesmo sem gol, o lance foi o suficiente para levar o público da Arena Pernambuco ao delírio.

E enquanto os taitianos não aproveitavam as raras chances, o Uruguai aproveitou para fazer mais um gol. E novamente com Abel Hernandez. Aos 45 min, o atacante recebeu passe de Gargano nas costas da zaga, pelo lado esquerdo, e tocou na saída do goleiro Gilbert Meriel.

Na volta para o segundo tempo, o jogo até então tranquilo teve lances mais fortes, o que acabou gerando uma expulsão para cada lado - Ludivion no Taiti e Scotti no Uruguai. O zagueiro sul-americano, aliás, se tornou o grande vilão do jogo, perdendo um pênalti aos 4 min. da etapa complementar, levando a torcida da Arena Pernambuco ao delírio.

Os lances, porém, não desanimaram o Uruguai, que aumentou o placar aos 15min, com Lodeiro, e aos 21min, com Abel Hernández. O atacante não repetiu Scotti e cobrou com perfeição um novo pênalti a favor da Celeste, fazendo 6 a 0.

Mesmo com um ritmo mais lento e um visível cansaço, o próximo adversário da seleção brasileira ainda teve fôlego para marcar mais dois gols. Luis Suárez, que havia começado a partida no banco de reservas, finalizou com perfeição duas vezes, aos 36min e 44min, para fazer 8 a 0 e fechar o placar na Arena Pernambuco.

Os oito gols, que determinaram a segunda maior goleada sofrida na competição, não tiraram a felicidade da equipe do Taiti. Mesmo sem conseguir o objetivo de marcar pelo menos uma vez, a carismática e festejada seleção retribuiu todo o carinho recebido ao final do jogo, acenando e festejando o encerramento da histórica participação na Copa das Confederações.

Voz da Torcida

  • São João esvazia Arena Pernambuco

    Não bastasse o baixo nível técnico do jogo, que teve as duas seleções com equipes reservas, outro fator contribuiu para que a Arena Pernambuco não recebesse um grande público (22.047 presente): o tradicional feriado de São João. Como a data é comemorada na próxima segunda (24), muita gente deixou a região da capital pernambucana rumo ao interior para curtir as festas.
  • DJ empolgado

    O DJ escalado para comandar o som Arena Pernambuco estava empolgado na tarde deste domingo. Além de um passeio por todos os principais gêneros de música do mundo, o responsável pela trilha sonora não quis saber de limites para o volume, fazendo com que o estádio mais parecesse uma casa de shows ou boate. Alguns reclamaram, outros entraram no clima
  • Taiti em casa novamente

    Mais uma vez, o carisma da seleção taitiana conquistou o povo brasileiro. Após recepções calorosas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, foi a vez da capital do Pernambuco fazer festa para a seleção da Polinésia Francesa. Com aplausos e muitos gritos, o Taiti se sentiu em casa novamente em sua partida de despedida da Copa das Confederações
  • Santa Cruz, Sport ou Náutico?

    Assim como em outros jogos da Copa das Confederações, a "briga" regional tomou conta das arquibancadas durante o confronto entre Uruguai e Nigéria. Torcedores de Sport, Santa Cruz e Náutico entoavam cantos de suas torcidas e disputavam quem estava em maior número na Arena Pernambuco. Os fãs dos três principais clubes do estado só se juntavam na hora de festejar o Taiti

Personagens da Partida

Melhores

  • Abel Hernandez
    O atacante aproveitou os minutos que teve de titular e se tornou o artilheiro do Uruguai na competição com 4 gols
  • Nicolás Lodeiro
    Comandou as ações ofensivas do Uruguai e ainda conseguiu marcar um dos gols da Celeste na goleada contra o Taiti

Piores

  • Scotti
    O zagueiro reserva ganhou uma chance e jogou fora. Perdeu pênalti e ainda foi expulso contra a modesta seleção
  • Teheivarii Ludivion
    Limitado, esteve mal posicionado em quase todos os gols do Uruguai. Ainda apelou para a violência e foi expulso

Resumo da Partida

$placar.equipe1.nome $placar.equipe1.gols x $placar.equipe2.gols $placar.equipe2.nome
Técnico: $placar.equipe1.tecnico Técnico: $placar.equipe2.tecnico
X

Ficha do Jogo

$placar.campeonato.nome - $placar.campeonato.temporada

$placar.data

Estádio:

$placar.estadio

Arbitragem:

$placar.arbitro

Assistentes:


  • Público Presente:

    $placar.publicoPresente
  • Renda

    R$ $placar.renda

Gols:

$placar.equipe1.nome $placar.equipe2.nome

Cartões:

$placar.equipe1.nome $placar.equipe2.nome
Classificação - Grupo B
PG GP S
1 Espanha 9 15 14
2 Uruguai 6 11 8
3 Nigéria 3 7 1
4 Taiti 0 1 -23

Em destaque

Copa do Mundo



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos