Marin cita Mundial, Neymar e clubes para descartar Tite, Muricy e cia. na seleção

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Junior Lago/UOL

    Marin citou Muricy (e), Tite (d), Abel e Luxemburgo antes de anunciar oficialmente Felipão

    Marin citou Muricy (e), Tite (d), Abel e Luxemburgo antes de anunciar oficialmente Felipão

Antes mesmo de confirmar oficialmente a volta de Luiz Felipe Scolari ao comando da seleção brasileira, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, abriu seu discurso nesta quinta-feira no Rio de Janeiro com uma grande ode aos técnicos brasileiros e justificou por que não optou pelo catalão Josep Guardiola, multicampeão com o Barcelona.

MAIS SOBRE SELEÇÃO E CBF

  • Marcelo Sayão/EFE

    CBF confirma Scolari e Parreira na seleção e Marin faz discurso contra técnico estrangeiro

  • REUTERS/Sergio Moraes

    Felipão e Parreira assumem seleção falando em obrigação de título na Copa de 2014

"Eu queria agradecer umas pessoas que, com a melhor das intenções, sugeriram o nome de um treinador estrangeiro. Mas eu lembrei essas pessoas que existiam dois detalhes a serem considerados. O primeiro, apesar de o treinador estrangeiro merecer de nossa parte o maior respeito, principalmente o melhor conceito apesar de suas qualidades e conhecimentos, eu o conhecia como treinador de uma equipe, e não de uma seleção, que é uma coisa totalmente diferente", afirmou Marin. "Mas isso não diminui meu respeito, a mais alta elevada consideração por esse treinador conhecido internacionalmente de quem endosso as qualidades".

"Por outro lado, os títulos [mundiais] que nós conquistamos, 5 títulos, foram obtidos graças ao trabalho dos nossos técnicos, técnicos brasileiros, que inclusive muitos deles levaram seus conhecimentos além de nossas fronteiras. Levaram seus conhecimentos, competência e sua capacidade", completou o dirigente.

Com palavras calculadas e discurso pausado, Marin citou nominalmente os outros treinadores que haviam sido cogitados para o cargo deixado por Mano Menezes na última sexta-feira.

COMENTÁRIOS DE MARIN SOBRE OS TÉCNICOS BRASILEIROS

  • O Tite se tornou realidade um grande sonho de milhões de corintianos, a conquista da Libertadores. Queremos que o Corinthians, no estrangeiro, seu treinador, sua equipe, tenham a maior tranquilidade. Que o foco de sua concentração esteja voltada totalmente para esse título que, tomara Deus, o Corinthians trará.

  • Temos Muricy Ramalho, grande técnico, de grandes conquistas, trabalho no exterior. O Santos, através de seu presidente Luis Alvaro, tem dado enorme contribuição à seleção, cedendo aquele considerado o maior jogador de futebol brasileiro no momento que é o Neymar. Já nos deu Neymar, não queremos desfalcar o Santos de seu técnico.

  • Vanderlei Luxemburgo, grande nome do futebol brasileiro, já atuou no exterior, acabou de renovar com o Grêmio. Abel, eleito técnico do ano, um grande feito com a conquista do Campeonato Brasileiro, campeão por antecipação de várias rodadas.

Inicialmente, destacou que não poderia tirar Tite do Corinthians neste momento, já que o time paulista disputará em dezembro o Mundial de Clubes. Depois, falou que não poderia desfalcar o Santos de Muricy Ramalho, uma vez que a CBF já conta em todas as convocações da seleção com o atacante Neymar.

Por fim, Marin citou Vanderlei Luxemburgo, destacando que o carioca acaba de renovar seu contrato com o Grêmio, e Abel Braga, exaltando o título brasileiro conquistado pelo Fluminense em 2012.

"O Brasil tem vários técnicos com trabalhos prestados no país e também no exterior. Mais do que nunca, devemos valorizar aquilo que é nosso", ressaltou Marin, para depois confirmar o retorno de Felipão.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos