Felipão garante Murtosa e diz que define o resto da comissão até o fim da semana

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Julia Chequer/Folhapress

    Scolari e Murtosa: "Esse aí está sempre incluído no pacote", avisa o técnico

    Scolari e Murtosa: "Esse aí está sempre incluído no pacote", avisa o técnico

A nova comissão técnica da seleção brasileira deve ser fechada até o fim da semana. Mas o técnico Luiz Felipe Scolari já adiantou três nomes que devem estar na equipe. O primeiro é o do auxiliar Flavio Murtosa, com quem o técnico trabalha há anos. O segundo é o de Paulo Paixão, escolha de Felipão e do coordenador Carlos Alberto Parreira, mas o contato ainda não foi feito. O último, a psicóloga Regina Brandão, que esteve no grupo de 2002.

Parceiro de Felipão desde 1982, Murtosa é o único confirmado até agora. Ele foi auxiliar do treinador nos principais trabalhos de Scolari, incluindo o título da Copa do Brasil com o Criciúma, primeiro título de expressão do gaúcho, os projetos vitoriosos no Grêmio e no Palmeiras e suas passagens pelo futebol internacional, como na seleção de Portugal e no Chelsea. "O Murtosa está sim [na comissão técnica]. Esse aí você pode esquecer porque está sempre junto comigo. O baixinho a gente não precisa falar, está incluído no pacote", disse Felipão.

O nome de Paulo Paixão, atualmente no Grêmio, também deve ser confirmado. Um dos principais nomes da preparação física brasileira, ele trabalhou com Felipão e Parreira nas Copas que os treinadores disputaram, em 1994, 2002 e 2006. Ele ainda exerceu a função no time de 2010, comandado por Dunga. "Entre amanhã e depois vamos começar a conversar [com os escolhidos para formar a comissão], mas o primeiro nome é do Paulo Paixão, que é uma escolha minha e do Parreira". Outra opção para a função é Darlan Schneider, sobrinho de Felipão, com quem trabalhou em Portugal 

MAIS SOBRE SELEÇÃO E CBF

  • Marcelo Sayão/EFE

    CBF confirma Scolari e Parreira na seleção e Marin faz discurso contra técnico estrangeiro

  • REUTERS/Sergio Moraes

    Felipão e Parreira assumem seleção falando em obrigação de título na Copa de 2014

  • Junior Lago/UOL

    Marin cita Mundial, Neymar e clubes para descartar Tite, Muricy e cia. na seleção

Também lembrada pelo gaúcho, a psicóloga Regina Brandão tem como trunfo seu trabalho em 2002. Sempre que pode Scolari cita os conselhos da profissional ao tratar o corte do volante Emerson. Capitão da equipe, ele foi cortado na véspera da estreia e, por sugestão da psicóloga, o cargo de capitão foi transformado em uma comissão, com Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldo e Roque Júnior. "Vou levar o nome da Regina Brandão, para que ela possa fazer um estudo detalhado sobre como nos comportar. E um perfil dos atletas, provavelmente a ser feito depois da Confederações, para nos nortear de alguma forma. Mas os psicólogos de plantão, sem estudos, vamos ser eu e o Parreira".

Coordenador, Carlos Alberto Parreira confirmou que os nomes já estão sendo discutidos, mas evitou colocar prazo para o anúncio da comissão técnica completa. "A gente nem tem pressa para discutir isso, porque só tem jogo em fevereiro. Nós temos tempo para definir esses nomes, até porque é uma responsabilidade enorme", disse o tetracampeão.

Desde quarta-feira, no entanto, alguns profissionais estão sendo especulados para integrar a comissão técnica de Felipão. Além de Paixão e Murtosa, os mais citados são o preparador de goleiros Carlos Pracidelli, que esteve na campanha de 2002, e o auxiliar do São Paulo, Milton Cruz. O último, porém, deve assumir uma função nas categorias de base.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos