Ribéry brilha e ajuda França a vencer Belarus e superar 'trauma' de derrota em casa em 2010

Do UOL, em São Paulo

  • Gonzalo Fuentes/Reuters

    Francês Franck Ribery tenta escapar da marcação de Dmitry Verkhovtsov, de Belarus

    Francês Franck Ribery tenta escapar da marcação de Dmitry Verkhovtsov, de Belarus

Belarus, uma pequena ex-república soviética, esperava manter a mística de dois anos atrás, quando viajou até Paris e venceu a campeã mundial França dentro do Stade de France lotado por 76 mil torcedores. Na partida, válida pelas eliminatórias para a Euro do ano passado, a seleção do leste europeu venceu os franceses por 1 a 0, gol de Sergey Kislyak, que ainda defende Belarus.

Mas, nesta terça-feira, a história foi diferente. E teve participação decisiva do meia Franck Ribéry. Em duelo pelas Eliminatórias europeias para o Mundial do Brasil, a França venceu Belarus por 3 a 1 e virou líder do Grupo I, com seis pontos, duas vitórias e um jogo a mais do que a Espanha, que também venceu nesta terça.

Do começo ao fim, a França mostrou que não estava disposta a dar chance ao azar e tentou sufocar os rivais em seu campo de defesa. Nos primeiros 45 minutos, foram várias chances criadas e perdidas pelos homens do técnico Didier Deschamps.

Olivier Giroud, Mamadou Sakho (duas vezes) e Yohan Cabaye tiveram ótimas oportunidades para abrir o placar e desperdiçaram. As redes de Belarus só balançariam no começo do segundo tempo depois que o volante Étienne Capoue recebeu uma assistência de Ribéry e fez o seu primeiro gol em uma partida internacional: 1 a 0, para a festa dos franceses no Stade de France.

Para afastar de vez o trauma de dois anos atrás, os azuis continuaram em cima e não permitiram ao adversário chegar com perigo ao gol de Lloris. E ainda alcançaram ao segundo tento com o lateral Christophe Jallet, capitão do Paris Saint-Germain.

Ao segundo gol Belarus reagiu rápido. A equipe conseguiu diminuir a vantagem apenas três minutos depois, quando Anton Putsila pegou o rebote de um pênalti que ele mesmo bateu e marcou o primeiro do time visitante. Mas reação durou pouco: Ribéry, em noite inspirada, recebeu assistência de Benzema e marcou o terceiro para tranquilizar a torcida francesa, que passou a cantar "Allez, allez, allez" até o fim .

A França folgará na próxima rodada das Eliminatórias e voltará a campo contra a Espanha no dia 16 de outubro. Já Belarus enfrentará a Espanha quatro dias antes.

ESPANHA SOFRE EM ESTREIA, MAS BATE GEÓRGIA FORA DE CASA

Atual campeã mundial e bicampeã da Eurocopa, a Espanha sofreu para vencer na estreia pelas eliminatórias europeias para a Copa de 2014. Diante da Geórgia, seleção que ocupa o 86º lugar no ranking da Fifa, a Fúria venceu por 1 a 0 fora de casa, gol de Soldado aos 41min do segundo tempo. "Faltou a nós mais chegada, mas são três pontos importantíssimos. Se tivéssemos empatado, seria um passo para trás", comentou o técnico Vicente Del Bosque. Leia mais sobre a partida

ITÁLIA VENCE A PRIMEIRA; HOLANDA GOLEIA E INGLATERRA TROPEÇA

A renovada seleção da Itália venceu a primeira na eliminatória europeia para a Copa de 2014. Diante de Malta, país de pouca tradição no futebol e 139º colocado no ranking da Fifa, a Azurra ganhou por a 2 a 0, gols de Destro e Peluso. Já a Holanda está 100% no torneio qualificatório para o Mundial no Brasil. Nesta terça, os holandeses golearam a Hungria por 4 a 1 fora de casa. Em Wembley, a Inglaterra precisou de um pênalti aos 41 min do segundo tempo para arrancar um empate contra a Ucrânia por 1 a 1. Leia mais

EM DUELO DE VIZINHOS E RIVAIS, ALEMANHA SUPERA ÁUSTRIA

Começou difícil e teve cheiro de zebra, mas a Alemanha confirmou o favoritismo, bateu a Áustria em Viena por 2 a 1, chegou à liderança no grupo C com seis pontos e continua tranquila no caminho rumo à Copa do Mundo de 2014. O gol que abriu o placar foi marcado no último minuto do primeiro tempo pelo atacante Marcos Reus, que defende o Borussia Dortmund. Antes disso, o time da casa teve várias chances de marcar o primeiro, mas foi sofrível na finalização. Ozil fez o segundo dos alemães, e Zlatko Junuzović diminuiu para a Áustria. Leia mais sobre a partida

PORTUGAL FAZ BOMBARDEIO E DERROTA AZERBAIJÃO COM GOLS NO FIM

Foi mais de uma hora de gritos presos na garganta, bolas na trave, defesas incríveis do goleiro, bate-rebate na área e chutes para fora. Parecia que o placar ficaria em branco por puro capricho do futebol. Mas Portugal, aos 18min do segundo tempo, finalmente conseguiu fazer um gol contra o Azerbaijão em Braga. A vitória por 3 a 0 foi o segundo triunfo dos portugueses contra um time de pouca expressão nas Eliminatórias. Leia mais sobre o jogo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos