Portugal faz bombardeio, carimba a trave e sofre para superar 'ferrolho' do Azerbaijão

Do UOL, em São Paulo

  • Miguel Vidal/Reuters

    Jogadores portugueses comemoram o gol marcado por Silvestre Varela contra o Azerbaijão

    Jogadores portugueses comemoram o gol marcado por Silvestre Varela contra o Azerbaijão

Foi mais de uma hora de gritos presos na garganta, bolas na trave, defesas incríveis do goleiro, bate-rebate na área e chutes para fora. Parecia que o placar ficaria em branco por puro capricho do futebol. Mas Portugal, aos 18min do segundo tempo, finalmente conseguiu fazer um gol contra o Azerbaijão em Braga. Acabou vencendo por 3 a 0, com dois tentos nos minutos finais.

O autor da pequena façanha lusitana e do gol que abriu o placar foi o atacante Silvestre Varela. Ele aproveitou uma sobra de bola em sua primeira participação na partida (havia entrado no segundo tempo no lugar do volante Miguel Veloso).

A vitória foi o segundo triunfo dos portugueses contra um time de pouca expressão nas Eliminatórias. Eles já haviam superado Luxemburgo na semana passada por apenas 2 a 1.

Os números no placar dão a impressão de que a partida foi tranquila, mas não traduzem a realidade. Desde os primeiros minutos, Portugal armou uma blitz incrível para superar a incrivelmente bem postada defesa do Azerbaijão. Cristiano Ronaldo, Helder Postiga e Nani tiveram chances claras de marcar, mas foram parados pelo goleiro Kamran Aghayev, que se tornou em poucos minutos o grande nome do jogo.

Houve quatro bolas na trave, várias defesas difíceis e muitos gols perdidos antes que Varela desatasse o nó nas gargantas portuguesas. O 1 a 0 tirou um peso enorme dos ombros do técnico Paulo Bento, que se mostrava impaciente no banco de reservas.

Mesmo com o gol, Portugal não diminuiu seu ímpeto ofensivo e continuou em cima para fazer saldo. O tento inicial parece ter quebrado a confiança da defesa do Azerbaijão, que passou a dar mais espaços. Nos últimos minutos, a vitória apertada se transformou quase em goleada.

Primeiro, Helder Postiga completou de cabeça e fez 2 a 0 aos 39min do segundo tempo. Três minutos depois, o zagueiro Bruno Alves fez o terceiro para tranquilizar de vez o torcedor português.

Com a vitória, Portugal se igualou em número de pontos com a Rússia no Grupo F (ambos têm 6). mas os lusos perdem no saldo de gols. Os líderes se enfrentam no dia 12 de outubro no principal duelo do grupo.  

ESPANHA SOFRE EM ESTREIA, MAS BATE GEÓRGIA FORA DE CASA

Atual campeã mundial e bicampeã da Eurocopa, a Espanha sofreu para vencer na estreia pelas eliminatórias europeias para a Copa de 2014. Diante da Geórgia, seleção que ocupa o 86º lugar no ranking da Fifa, a Fúria venceu por 1 a 0 fora de casa, gol de Soldado aos 41min do segundo tempo. "Faltou a nós mais chegada, mas são três pontos importantíssimos. Se tivéssemos empatado, seria um passo para trás", comentou o técnico Vicente Del Bosque. Leia mais sobre a partida

RIBÉRY BRILHA E AJUDA FRANÇA A SUPERAR TRAUMA CONTRA BELARUS

Belarus, uma pequena ex-república soviética, esperava manter a mística de dois anos atrás, quando viajou até Paris e venceu a campeã mundial França dentro do Stade de France lotado por 76 mil torcedores. Na partida, válida pelas eliminatórias para a Euro do ano passado, a seleção do leste europeu venceu os franceses por 1 a 0, gol de Sergey Kislyak, que ainda defende Belarus. Mas, nesta terça-feira, a história foi diferente. E teve participação decisiva do meia Franck Ribéry. Em duelo pelas Eliminatórias europeias para o Mundial do Brasil, a França venceu Belarus por 3 a 1 e virou líder do Grupo I, com seis pontos, duas vitórias e um jogo a mais do que a Espanha, que também venceu nesta terça. Leia mais sobre o jogo

ITÁLIA VENCE A PRIMEIRA; HOLANDA GOLEIA E INGLATERRA TROPEÇA

A renovada seleção da Itália venceu a primeira na eliminatória europeia para a Copa de 2014. Diante de Malta, país de pouca tradição no futebol e 139º colocado no ranking da Fifa, a Azurra ganhou por a 2 a 0, gols de Destro e Peluso. Já a Holanda está 100% no torneio qualificatório para o Mundial no Brasil. Nesta terça, os holandeses golearam a Hungria por 4 a 1 fora de casa. Em Wembley, a Inglaterra precisou de um pênalti aos 41 min do segundo tempo para arrancar um empate contra a Ucrânia por 1 a 1. Leia mais

EM DUELO DE VIZINHOS E RIVAIS, ALEMANHA SUPERA ÁUSTRIA

Começou difícil e teve cheiro de zebra, mas a Alemanha confirmou o favoritismo, bateu a Áustria em Viena por 2 a 1, chegou à liderança no grupo C com seis pontos e continua tranquila no caminho rumo à Copa do Mundo de 2014. O gol que abriu o placar foi marcado no último minuto do primeiro tempo pelo atacante Marcos Reus, que defende o Borussia Dortmund. Antes disso, o time da casa teve várias chances de marcar o primeiro, mas foi sofrível na finalização. Ozil fez o segundo dos alemães, e Zlatko Junuzovi? diminuiu para a Áustria. Leia mais sobre a partida

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos