Em duelo de vizinhos e rivais, Alemanha vence Áustria e consolida liderança no grupo C

Do UOL, em São Paulo

  • Dominic Ebenbichler/Reuters

    Goleiro austríaco Robert Almer lamenta após sofrer gol da Alemanha

    Goleiro austríaco Robert Almer lamenta após sofrer gol da Alemanha

Começou difícil e teve cheiro de zebra, mas a Alemanha confirmou o favoritismo, bateu a Áustria em Viena por 2 a 1, chegou à liderança no grupo C com seis pontos e continua tranquila no caminho rumo à Copa do Mundo de 2014.

O gol que abriu o placar foi marcado no último minuto do primeiro tempo pelo atacante Marcos Reus, que defende o Borussia Dortmund. Antes disso, o time da casa teve várias chances de marcar o primeiro, mas foi sofrível na finalização. Ozil fez o segundo dos alemães, e Zlatko Junuzovi? diminuiu para a Áustria.

Para a Áustria, foi a estreia na competição. Para a Alemanha, foi o segundo jogo e a consolidação do favoritismo no grupo C. O time de Joachim Low já havia superado as Ilhas Faroe em casa na última sexta-feira.

No outro jogo do grupo, a Suécia venceu o Cazaquistão por 2 a 0. Completa a chave a Irlanda, que folgou nesta rodada.

Empurrada pela torcida que encheu o estádio Ernst-Happe, em Viena, a Áustria tentou pressionar seus rivais históricos contra seu campo e teve uma possibilidade real de balançar as redes com Junuzovi?, que foi bloqueado pela defesa alemã.

Os contra-ataques dos visitantes eram perigosos. Sem o meia Schweinsteiger, que não foi convocado por Low para aprimorar a forma física, a Alemanha dependia da criatividade de Ozil. E foi dele a jogada que originou o gol de Reus no fim do primeiro tempo: um chute preciso no canto do goleiro.

No intervalo, o treinador alemão mexeu no time, que voltou até melhor para a etapa final. Tanto que logo aos 7min, Ozil converteu um pênalti sofrido por Muller e aumentou a vantagem.

Rapidamente, a Áustria resolveu acordar de seu cochilo depois do intervalo e diminuiu com com Junuzovi?, que botou seu time de novo na partida e tentou o empate até o último minuto. Mas não foi o suficiente. A Alemanha ainda esteve perto de fazer o terceiro, e o jogo terminou em 2 a 1 para decepção dos austríacos, que tentarão se recuperar contra o Cazaquistão fora de casa.

Já a Alemanha visitará a Irlanda  no dia 12 de outubro.

ESPANHA SOFRE EM ESTREIA, MAS BATE GEÓRGIA FORA DE CASA

Atual campeã mundial e bicampeã da Eurocopa, a Espanha sofreu para vencer na estreia pelas eliminatórias europeias para a Copa de 2014. Diante da Geórgia, seleção que ocupa o 86º lugar no ranking da Fifa, a Fúria venceu por 1 a 0 fora de casa, gol de Soldado aos 41min do segundo tempo. "Faltou a nós mais chegada, mas são três pontos importantíssimos. Se tivéssemos empatado, seria um passo para trás", comentou o técnico Vicente Del Bosque. Leia mais sobre a partida

RIBÉRY BRILHA E AJUDA FRANÇA A SUPERAR TRAUMA CONTRA BELARUS

Belarus, uma pequena ex-república soviética, esperava manter a mística de dois anos atrás, quando viajou até Paris e venceu a campeã mundial França dentro do Stade de France lotado por 76 mil torcedores. Na partida, válida pelas eliminatórias para a Euro do ano passado, a seleção do leste europeu venceu os franceses por 1 a 0, gol de Sergey Kislyak, que ainda defende Belarus. Mas, nesta terça-feira, a história foi diferente. E teve participação decisiva do meia Franck Ribéry. Em duelo pelas Eliminatórias europeias para o Mundial do Brasil, a França venceu Belarus por 3 a 1 e virou líder do Grupo I, com seis pontos, duas vitórias e um jogo a mais do que a Espanha, que também venceu nesta terça. Leia mais sobre o jogo

ITÁLIA VENCE A PRIMEIRA; HOLANDA GOLEIA E INGLATERRA TROPEÇA

A renovada seleção da Itália venceu a primeira na eliminatória europeia para a Copa de 2014. Diante de Malta, país de pouca tradição no futebol e 139º colocado no ranking da Fifa, a Azurra ganhou por a 2 a 0, gols de Destro e Peluso. Já a Holanda está 100% no torneio qualificatório para o Mundial no Brasil. Nesta terça, os holandeses golearam a Hungria por 4 a 1 fora de casa. Em Wembley, a Inglaterra precisou de um pênalti aos 41 min do segundo tempo para arrancar um empate contra a Ucrânia por 1 a 1. Leia mais

PORTUGAL FAZ BOMBARDEIO E DERROTA AZERBAIJÃO COM GOLS NO FIM

Foi mais de uma hora de gritos presos na garganta, bolas na trave, defesas incríveis do goleiro, bate-rebate na área e chutes para fora. Parecia que o placar ficaria em branco por puro capricho do futebol. Mas Portugal, aos 18min do segundo tempo, finalmente conseguiu fazer um gol contra o Azerbaijão em Braga. A vitória por 3 a 0 foi o segundo triunfo dos portugueses contra um time de pouca expressão nas Eliminatórias. Leia mais sobre o jogo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos