Sob pressão, Mano celebra ajuda de Parreira como consultor informal de seleção

Bruno Freitas e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Recife (PE)

  • Mowa Press

    Mano Menezes admitiu que vem contando com a consultoria de Parreira para comandar a seleção

    Mano Menezes admitiu que vem contando com a consultoria de Parreira para comandar a seleção

Na última semana, em instante de seleção em turbulência e debaixo de pressão no país, o técnico Carlos Alberto Parreira manifestou sua palavra de apoio ao trabalho de Mano Menezes. Em Recife para amistoso com a China nesta segunda-feira, o atual ocupante do comando da equipe nacional admitiu que vem contando com a consultoria do tetracampeão mundial.

Mano Menezes afirmou que vem conversando periodicamente com Parreira a respeito de questões sobre o comando da seleção. Técnico do Brasil em duas Copas (1994 e 2006), o veterano tetracampeão é um especialista em situações de pressão na equipe nacional.

Durante as eliminatórias da Copa em 1993, o treinador enfrentou uma onda nacional de pedidos para a volta de Romário ao grupo. Durante uma partida com o Equador em São Paulo, Parreira ouviu todo o estádio do Morumbi pedir sua substituição por Telê Santana.  

"Acho extremamento positivo a referência de grandes técnicos que passaram pela seleção brasileira. Ele (Parreira) tem influenciado nos resultados positivo que temos. Não vou querer compartilhar com ele os resultados negativos. Seria uma grande sacanagem", afirmou.

Na última semana, Mano enfrentou vaias no Morumbi, durante a vitória apertada sobre a África do Sul. Em dois anos pela seleção, o técnico acumula 17 vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Em competições oficiais, o gaúcho conquistou a prata na Olimpíada de Londres e foi eliminado pelo Paraguai nas quartas de final da Copa América de 2011, na Argentina.

Em recente entrevista ao UOL Esporte, Parreira destacou a dificuldade de Mano de guiar uma transição de gerações na seleção sem a presença de nomes mais experientes, devido à má fase de nomes como Kaká e Robinho. O veterano ainda se disse favorável à manutenção da atual comissão técnica, mesmo em instante de contestação popular.

"Não cabe a mim falar sobre isso, mas defendo que sim. Tem que manter essa base e dar continuidade ao trabalho do Mano. Ele fez um bom time, competitivo para as Olimpíadas. Estive lá como consultor da Fifa e achei o Brasil a equipe mais forte. Não venceu, paciência, mas tem que manter o trabalho", afirmou Parreira em entrevista ao UOL.

A seleção de Mano Menezes entra em campo nesta segunda-feira, às 22h, para enfrentar a China. A partida acontece no estádio do Arruda, casa do Santa Cruz em Recife. 

Mano Menezes
Mano Menezes

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos