Recife realiza 'teste genérico' para impressionar Fifa e não perder Copa das Confederações

Bruno Freitas e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Recife (PE)

  • Bruno Freitas/UOL

    A torcida compareceu em bom número para acompanhar o treino da seleção brasileira no Arruda

    A torcida compareceu em bom número para acompanhar o treino da seleção brasileira no Arruda

Mano Menezes e a seleção brasileira não serão os únicos a serem avaliados durante o amistoso desta segunda-feira no estádio do Arruda. Com a "corda no pescoço" e ameaçado pela Fifa de perder o direito de ser uma das sedes da Copa das Confederações em função da demora nas obras da Arena Pernambuco, Recife quer aproveitar o jogo contra China para testar um plano de mobilidade urbana e causar uma boa impressão, espantando as chances de ser cortada da competição do próximo ano.

Mesmo longe do local onde ocorrerão os jogos da Copa, um "teste genérico" realizado pela prefeitura local nos arredores do Arruda pretende facilitar a chegada e saída dos torcedores. Nenhuma das medidas foi solicitada oficialmente pelas entidades organizadores dos torneios, mas o poder público local enxerga a possibilidade de melhorar sua imagem após os questionamentos dos últimos dias.

A grande atração será a implementação do "Expresso da Seleção", uma linha de ônibus especial para facilitar o acesso do público ao bairro que não conta com a melhor das malhas rodoviárias.  Uma frota de 15 veículos levará a torcida de outras partes da cidade até o Arruda e irá realizar o serviço semelhante ao utilizado em cidades que sediam a Copa do Mundo.

Outra ação da prefeitura, realizada desta vez pela Diretoria de Controle Urbano de Recife (DIRCON), será o combate ao comércio informal do lado de fora do Arruda, tão comum em outros jogos realizados no estádio. No lugar de ambulantes, voluntários irão oferecer serviços de saúde pública e assistência social ao povo local.

Ainda assim, mesmo em caso de sucesso do plano adotado pela prefeitura, muita coisa precisará mudar até a Copa. A Arena Pernambuco, estádio oficial da cidade, fica a cerca de 20km do estádio do Arruda, não terá o mesmo plano de mobilidade e ainda precisa acelerar suas obras.

Definição em novembro

E o prazo para que Recife prove sua capacidade de ser uma das sedes da Copa das Confederações não é dos mais extensos. A cidade precisa cumprir uma série de exigências da Fifa até o fim do novembro, quando começam a ser vendidos os ingressos, para ser confirmada na competição.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos