Programa de voluntários da Copa deve fechar inscrições hoje; 100 mil se candidataram

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Fifa

    Inscrições seguem abertas para os voluntários da Fifa no ciclo da Copa-2014

    Inscrições seguem abertas para os voluntários da Fifa no ciclo da Copa-2014

Veja Também

O programa de voluntários da Copa do Mundo deve fechar nesta terça-feira suas inscrições. A Fifa e o Comitê Organizador Local do Mundial (COL) já receberam pelo menos 10 mil candidaturas a mais do que esperavam. Por isso, devem anunciar durante o dia o encerramento da primeira fase do processo de seleção dos voluntários que trabalharão na Copa de 2014.

Segundo o COL, até a tarde de segunda-feira, mais de 100 mil pessoas já haviam demonstrado o interesse de trabalhar de graça durante a Copa do Mundo ou a Copa das Confederações –um recorde de inscritos. O comitê e a Fifa esperavam receber no máximo 90 mil candidaturas.

EMPRESÁRIOS CONTRA

  • Alguns empresários são contra o programa de voluntários da Copa do Mundo. Para eles, a Fifa deveria contratar trabalhadores e não chamá-los para trabalhar de graça. Um deputado federal já prometeu que vai agir para impedir o voluntariado na Copa

O gerente do programa de voluntários do COL, Rodrigo Hermida, já havia avisado na semana passada que nesta terça-feira as inscrições passariam por uma avaliação. Caso o órgão conseguisse atingir suas expectativas, as inscrições seriam encerradas no mesmo dia.

Como o número de candidatos já é bem maior do que o esperado, é grande a chance de que o programa feche suas inscrições. Até o fechamento ser anunciado, entretanto, pessoas com mais de 18 anos que desejam trabalhar na Copa do Mundo ainda podem se candidatar a uma vaga.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da Fifa (www.fifa.com) e clicar no link "Copa do Mundo Fifa", no topo da página. Já na página da Copa, o candidato deve clicar em "Organização" e, depois, em "Voluntários". Vai ser aberta uma página com informações sobre o programa de voluntariado e, na parte de baixo, haverá um link para inscrições.

Para se inscrever, o candidato terá de preencher uma ficha com vários dados. Será necessário informar seus conhecimentos em línguas estrangeiras, informática, entre outras coisas. Também é preciso dizer em que cidade-sede ele deseja trabalhar voluntariamente.

A Fifa e o COL devem convocar 18 mil voluntários para trabalhar na Copa do Mundo e outros 6 mil para a Copa das Confederações. O prazo de inscrições no programa de voluntários só não será fechado nesta terça caso os órgãos entenderem que os inscritos ainda não preenchem todos os requisitos necessários para ocupar as vagas abertas.

Os voluntários vão prestar serviços nos setores de transporte, mídia, segurança, protocolo, atendimento a turistas, departamento médico, serviço de idiomas, entre outros. Cada voluntário terá de cumprir turnos de até 10 horas de trabalho. Apesar de não receber nenhuma remuneração financeira, ele terá direito a alimentação, transporte e uniforme.

Encerrado o prazo de inscrições, a Fifa e COL iniciarão a segunda fase da seleção. O cadastro de cada voluntário será avaliado. Mais tarde, os pré-selecionados passarão por entrevistas e treinamentos antes de assumirem um posto.

Para quem ainda têm dúvidas sobre o programa, a Fifa publicou uma seção de perguntas e respostas em seu site. Verifique se as informações que você procura estão logo abaixo:

Obras da Copa
Obras da Copa

O que é o programa de voluntários da Copa do Mundo?

O Programa de Voluntários é uma oportunidade de milhares de pessoas do Brasil e do mundo participarem da Copa do Mundo de 2014 através da cessão do tempo e da prestação de serviços ao Comitê Organizador Local (COL).

Quantos voluntários participarão da Copa das Confederações? E da Copa do Mundo?

Trabalhando nas ações diretamente ligadas ao evento e aos estádios, serão aproximadamente 6.000 voluntários na Copa das Confederações e 18.000 na Copa do Mundo. Além dos voluntários diretamente ligados ao evento, poderemos ter outros voluntários ligados ao atendimento aos turistas, espalhados pelas sedes das competições.

Qual a idade mínima para ser voluntário nos eventos?

É necessário ter pelo menos 18 anos, completados antes do início do evento, para poder ser voluntário. Não existe limite máximo de idade.

Como fazer para ser voluntário?

O lançamento do programa de voluntários será divulgado na imprensa e no site oficial da Fifa.  Para participar, é necessário fazer a inscrição via internet, participar do processo seletivo e acompanhar as notícias que serão divulgadas no site www.fifa.com.

Posso ser voluntário caso possua alguma deficiência?

Sim, o Comitê Organizador está dedicado a garantir que todo mundo tenha igual acesso ao programa de voluntários da Copa do Mundo, à Copa das Confederações e aos eventos associados. 

Como me inscrevo para ser voluntário?

No site fifa.com está disponibilizado um link para fazer a inscrição no programa de voluntários.

Quero enviar meu currículo para ser aproveitado. Como faço isso?

Não adianta mandar currículos, pois as inscrições somente serão aceitas se foram realizadas online.

Quais os programas de voluntários existentes?

O programa de voluntários da Copa do Mundo, da Copa das Confederações e dos eventos associados é único e de responsabilidade do Comitê Organizador. Não existem outros programas autorizados a selecionar voluntários para os eventos acima citados.

Como será o processo seletivo?

O processo será composto por diversas fases (algumas presenciais e outras online), sendo a presença e aprovação em todas é obrigatória, a saber:

- inscrição no site;

- entrevistas;

- treinamento geral;

- treinamento específico;

- entrevistas específicas.

Como acompanharei o processo de andamento do programa ao longo do tempo?

Todas as informações serão disponibilizadas no site fifa.com e, além disso, informações serão disponibilizadas na página de cadastro de cada voluntário.

O que o Comitê Organizador irá fazer com minhas informações?

Suas informações serão mantidas confidenciais e sob a responsabilidade do Comitê. É importante mencionar, no entanto, que serão realizadas verificações de antecedentes criminais em todos os candidatos.

Eu poderei escolher em que área atuar?

Os candidatos poderão informar suas áreas de preferência, porém, durante o processo de seleção, o perfil individual será verificado, assim como as habilidades de cada um. É importante que todos saibam que cada vaga requer conhecimentos, habilidades e uma determinada disponibilidade de tempo e, para a oferta de oportunidades, tais informações serão cruzadas para atingirmos o melhor resultado possível.

O que eu vou receber por trabalhar nas Copa do Mundo e nos seus eventos auxiliares?

O trabalho voluntário é por natureza um trabalho sem remuneração. Por conta disso, não haverá pagamento de nenhum tipo de salário ou ajuda de custo para hospedagem, porém, visando não gerar ônus, as pessoas que nos oferecem seu tempo, vontade e dedicação o Comitê Organizador e a Fifa irão fornecer os uniformes, um auxilio para o deslocamento até o local de trabalho (dentro da sede) e alimentação durante o período em que estiver atuando como voluntário.

Qual a duração do turno diário de trabalho voluntário?

O turno diário de trabalho voluntário durará até 10 horas.

Por quanto tempo preciso estar disponível para o evento?

É necessário ter disponibilidade de pelo menos 20 dias corridos na época dos eventos.

Existe alguma diferença entre os tipos de voluntários?

Existem algumas funções que possuem requisitos muito específicos e, por isso, necessitam de conhecimentos e habilidades específicas. Isso leva à criação de uma organização baseada em especialistas e generalistas:

- Os especialistas atendem a áreas como imprensa, departamento médico, serviços de idioma etc;

- Os generalistas atendem a todas as outras áreas de trabalho e têm foco no atendimento ao público em geral.

Eu não moro em nenhuma das sedes da Copa do Mundo. Como faço para participar?

A inscrição online pode ser feita de qualquer local, mas é importante que as pessoas saibam que terão de estar disponíveis para o trabalho no período determinado e na cidade na qual for alocado/escolher, sabendo que o Comitê não proverá nenhum tipo de auxílio para a hospedagem.

Como posso contatar o programa de voluntários?

Através do e-mail voluntarios@brasil2014.com.br

Os voluntários poderão assistir aos jogos?

Não serão disponibilizados assentos para os voluntários. Alguns poderão estar trabalhando nas arquibancadas ou em áreas com visibilidade para o campo, mas é importante saber que estarão trabalhando e, por isso, não deverão ter tempo para assistir aos jogos. Nos intervalos do seu horário de trabalho, no entanto, poderão ir ao centro de voluntários, onde poderão assistir por alguns momentos a alguma partida que esteja sendo transmitida.

Para ser voluntário na Copa do Mundo de 2014 é obrigatório saber o inglês corretamente?

Nem todas as posições necessitam o domínio de outros idiomas. Porém, em algumas funções, este é um fator determinante para seleção.

Estou morando no exterior, como faço para participar?

Cadastre-se normalmente no site fifa.com. Antes de ser iniciado o processo seletivo, informações específicas serão fornecidas sobre como serão contatados os candidatos que são estrangeiros ou que são brasileiros e moram no exterior.

Quando serão iniciadas as inscrições?

A data exata ainda está em fase de definição. Fiquem atentos ao site fifa.com.

Últimas de Copa do Mundo 2014



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos