Rebelo exalta transparência dos gastos públicos em evento no estádio Beira-Rio

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

  • Carmelito Bifano/UOL Esporte

    Dunga, governador Tarso Genro, ministro Aldo Rebelo e prefeito Fortunati no evento no estádio Beira-Rio

    Dunga, governador Tarso Genro, ministro Aldo Rebelo e prefeito Fortunati no evento no estádio Beira-Rio

A dois anos de sediar o maior torneio de futebol do planeta, o gramado do estádio Beira-Rio foi palco na tarde desta terça-feira de um evento sobre a Copa do Mundo que reuniu o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o ex-técnico da seleção brasileira Dunga e especialistas de diversas áreas. Através das redes sociais e SMS, os gaúchos fizeram perguntas sobre a preparação da capital do Estado para 2014. O tema mais questionado foi sobre o legado que a competição da Fifa deixará para o RS.

"Creio que o Brasil está fazendo a copa mais transparente e democrática da história, com as autoridades expondo publicamente os gastos com as obras. Até agora a Copa criou 300 mil empregos e irá criar mais 300 mil vagas até 2014. O país já fez uma em 1950 e organizará mais uma com a ajuda do Rio Grande do Sul", declarou o ministro.

Obras da Copa
Obras da Copa

Aldo Rebelo chegou poucos minutos antes do fim do evento, respondeu uma pergunta e posteriormente participou de uma tumultuada entrevista coletiva. O ministro e o governador Tarso Dutra reafirmaram a confiança que Porto Alegre estará preparada para a Copa, assim como o estádio Beira-Rio.

"As obras estão em andamento e muito bem. Recebi ontem a Andrade Gutierrez e eles passaram o cronograma das obras. Fiquei satisfeito e acredito que o presidente do Inter, Giovanni Luigi, também esteja", declarou o governador. "Estamos tranquilos em relação ao estádio Beira-Rio. Creio que todos os estádios serão entregues no final de 2013 e início de 2014. Portanto, iremos cumprir o prazo", afirmou o ministro.

O prefeito José Fortunati fez questão de lembrar que a capital do Rio Grande do Sul será a única sede em que todos os investimentos públicos serão voltados para a população, já que o estádio Beira-Rio está sendo reformado com recursos privados.

"A Copa do Mundo veio para o Brasil se reorganizar. É uma forma de nós nos reinventarmos. Por exemplo, o futebol amador vai ganhar porque ficarão muitos campos de treinamentos. Vai melhorar a questão dos hospitais, não os que serão utilizados para a competição, mas aqueles que serão para os trabalhadores e para a população", afirmou Dunga.

Após o evento, Aldo Rebelo seguirá cumprindo compromissos em Porto Alegre. Na manhã de quarta-feira, o ministro do Esporte visitará a Arena do Grêmio, que será um dos locais que servirão de campo de treinos para as seleções. Na sequência, fará uma palestra promovida pela Federação das Associações Comerciais e de Serviço do Rio Grande do Sul e depois retorna para Brasília.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos