No Uruguai, Blatter afirma que Brasil organizará Copa 2014 "com grandeza"

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/ FABRICE COFFRINI

    Blatter: "Brasil é a sexta economia do mundo e não pode falhar na organização da Copa"

    Blatter: "Brasil é a sexta economia do mundo e não pode falhar na organização da Copa"

O presidente da Fifa Joseph Blatter disse nesta quinta-feira, no Uruguai, que os brasileiros não podem falhar na organização da Copa 2014 e  que "sediarão o Mundial com grandeza".

Blatter estuda com uruguaios e argentinos a possiblidade de realização da Copa de 2030 entre os dois países sul-americanos, a exemplo do que já aconteceu na Ásia, em 2002,  entre Japão e Coréia do Sul.

O presidente da Fifa visitou a cidade de Nova Helvécia, onde vivem várias famílias de origem suíça.

 Em rápido contato com os jornalistas, Blatter disse que está na Fifa há 37 anos e que sempre se vê forçado a responder perguntas sobre atrasos e prazos de obras em países-sede de copas do mundo.

"Ao final, tudo estará pronto, tem sido sempre assim. Podemos ter um ou outro estádio com um pequeno problema de pintura, mas no geral tudo estará bem", respondeu o dirigente suíço.

"Os brasileiros que são a sexta economia do mundo não podem falhar nessa organização e vão organizar como se estivem jogando futebol, com grandeza", previu o presidente da Fifa.

Falando em Nova Helvécia, Blatter elogiou a qualidade do futebol uruguaio que ocupa a segunda posição no ranking da Fifa. Os uruguaios conseguiram também uma vaga para as Olimpíadas de Londres.

"Havia 84 anos que Uruguai não disputava uma Olimpíada", festejou Blatter. "Uruguai organizou o primeiro Mundial da Fifa em 1930, a Copa Jules Rimet. Por que não celebrar 100 anos dessa façanha com outra Copa?", sugeriu o presidente da Fifa.

Os repórteres quiseram saber se seria possível realmente a organização conjunta entre Argentina e Uruguai: "sabemos que os dois países são candidatos a sede em 2030, mas ainda não abrimos as discussões sobre o tema", esquivou-se o dirigente.

Depois da visita ao Uruguai, Blatter irá ao Chile para participar do aniversário de 50 anos da Copa de 1962, que marcou o bicampeonato do Brasil.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos