Blatter admite que sabia que Havelange e Ricardo Teixeira recebiam comissões

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/MTI, Laszlo Beliczay

    Joseph Blatter durante congresso da Fifa; cartola admitiu que sabia das comissões mas se eximiu de culpa

    Joseph Blatter durante congresso da Fifa; cartola admitiu que sabia das comissões mas se eximiu de culpa

Joseph Blatter, presidente da Fifa, admitiu nesta quinta-feira que é o "P1", personagem anônimo do dossiê divulgado pela Justiça suíça. Então secretário-geral da entidade, ele tinha conhecimento das comissões que João Havelange e Ricardo Teixeira recebiam, mas alegou que não podia fazer nada na época, por não ter provas de que eram ilegais. 

O depoimento do cartola foi publicado no site da Fifa, em formato de entrevista. Questionado pelo repórter se sabia que seus colegas estavam recebendo dinheiro ilícito, Blatter se esquiva. "Sabia o quê? Que comissões eram pagas? Lá atrás, estes pagamentos poderiam ser deduzidos do imposto como taxas de negociação. Hoje, isso é passível de punição. Você não pode julgar o passado com base nos padrões de hoje. Além disso, ia acabar em um conflito moral. Eu não poderia saber de um crime que nem era crime na época", disse o presidente da Fifa, referindo-se à mudança na lei local que transformou em crime o recebimento de comissão da maneira que os brasileiros fizeram. 

Na última quarta, a Justiça suíça divulgou o dossiê que condenou Ricardo Teixeira e João Havelange por terem recebido propina da ISL, agência de marketing esportivo ligada à entidade, de 1992 a 2000. Ao todo, eles receberam cerca de 21,94 milhões de francos suíços (R$ 45 milhões), e tiveram de pagar 5 milhões de francos suíços (R$ 10,4 milhões) para manterem o caso em sigilo há dois anos. 

Além de manchar definitivamente sua reputação, a publicação do caso também pode dar dor de cabeça para João Havelange. Ele já teve de deixar o COI para tentar evitar o escândalo, mas agora pode responder por suas ações na Fifa, entidade da qual ainda é presidente honorário. "Eu não tenho o poder para tirá-lo do cargo. O Congresso o nomeou presidente honorário, e só ele poderá mudar isso", disse Blatter. 

Joseph Blatter
Joseph Blatter

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos