Fifa se diz satisfeita com divulgação de documentos que incriminam Teixeira e Havelange

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

  • Folha Imagem

    Decisão da Justiça diz que tornará público documentos sobre corrupção na Fifa

    Decisão da Justiça diz que tornará público documentos sobre corrupção na Fifa

A Fifa publicou uma nota comentando a decisão do Tribunal de Justiça da Suíça de divulgar os documentos secretos do caso de corrupção envolvendo a entidade e a empresa de marketing ISL. No texto, a entidade máxima do futebol se diz satisfeita com a decisão e comemora o fato do seu presidente não ser citado no processo.

O Tribunal suíço não revelou os nomes dos dirigentes incriminados no processo. Mas, como o UOL Esporte revelou em abril, os acusados são os brasileiros João Havelange, presidente de honra da Fifa, e Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF.

 

O UOL Esporte obteve alguns documentos que permitiram cruzar as datas dos depósitos efetuados em várias contas de empresas de fachada. Cerca de US$ 40 milhões desse dinheiro ficou nas contas dos dois brasileiros que estavam por trás de um grupo de empresas listadas pela promotoria suíça. Os condenados pagaram uma multa e devolveram parte da propina e, com isso, garantiram que seus nomes não fossem revelados.

MAIS SOBRE O CASO

  • Rafael Andrade/Folha Imagem

    Justiça suíça libera documentos que podem incriminar Ricardo Teixeira e João Havelange

  • Reprodução

    Teixeira e Havelange obtêm mais uma liminar para impedir divulgação do processo na Suíça

  • Michael Probst/AP

    Presidente da Fifa diz que "seria crime" revelar nomes de envolvidos em suborno na entidade

Em nota, a Fifa cita que "apenas duas autoridades estrangeiras serão mencionadas". A entidade comemorou ainda o fato do seu presidente Joseph Blatter não estar envolvido no caso. O documento divulgado pelo Tribunal de Justiça da Suíça diz que nenhum suíço está entre os condenados. Como Blatter nasceu no país europeu, a Fifa concluiu que ele não está entre as partes do caso.

Em 2010, um tribunal do Cantão de Zug, na Suíça, investigou o caso e concluiu, no mesmo ano, que "dois membros estrangeiros'' da Fifa haviam de fato recebido subornos da ISL durante os anos 1990. O nome dos dois cartolas não foram revelados, pois houve um acordo entre a Justiça local e os envolvidos, previsto na legislação suíça.

Segundo o UOL Esporte apurou, parte dessas comissões milionárias foram recebidas pelos brasileiros entre 1989 e 1998, ano em que Havelange se afastou da presidência da Federação, depois de cumprir mandatos seguidos desde 1974.

Em março de 2012, Ricardo Teixeira renunciou a seu cargo executivo na Fifa e deixou a presidência da CBF. Já João Havelange renunciou a cargo vitalício no Comitê Olímpico Internacional, em meio a investigação por corrupção.

Leia a nota na íntegra:

A FIFA recebeu com satisfação a sentença anunciada hoje pelo Tribunal Federal Suíço, a qual permite a publicação da ordem de arquivamento do caso ISL por parte da Promotoria de Zug.

A sentença está em conformidade com o que a FIFA e o seu presidente vêm defendendo desde 2011, quando a entidade máxima do futebol mundial anunciou o compromisso com a publicação da ordem de arquivamento do caso ISL. O anúncio fez parte de um processo de reformas iniciado no Congresso da FIFA em junho de 2011, cujo plano de ação foi aprovado pelo Comitê Executivo da FIFA em 21 de outubro do mesmo ano.

A decisão do Tribunal Federal Suíço também confirma que apenas duas autoridades estrangeiras serão mencionadas no processo e que, conforme previamente comunicado pela Promotoria de Zug em junho de 2010, o presidente da FIFA não está envolvido no caso ("nenhum cidadão suíço envolvido"). Na sua sentença, o tribunal afirma na página 3, ponto B.1.4, que "os nomes de vários terceiros não acusados?, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, não serão divulgados e permanecerão anônimos na ordem de arquivamento, à exceção dos nomes ISMM/ISL".

Conforme confirmado pelo próprio órgão suíço na decisão de hoje, a FIFA não teve participação no processo de recurso que tramitou no tribunal.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos