Curiosidades
A regra é clara
Arnaldo Cesar Coelho foi o 1º árbitro brasileiro a apitar uma decisão de Copa do Mundo
Tipo exportação
3 seleções tinham técnicos brasileiros na Copa de 1982: Brasil, Peru e Kuait
Bagunça
Com 18 anos para organizar a Copa, a Espanha foi criticada após a competição
Faturando alto
Em 82, Maradona já cobrava US$ 5.000 por cada entrevista exclusiva concedida
-
Manda quem pode...
A França goleava o Kuait e fez mais um para ampliar a vantagem. O xeque Fahid Al-Ahmad Sabah, também dirigente da confederação de seu país, invadiu o campo e exigiu que o árbitro soviético Miroslav Stupar anulasse o gol.
-
Obedece quem tem juízo
A alegação do dirigente era que os jogadores do Kuait haviam ouvido um apito e parado no lance. O juiz obedeceu as ordens e, no dia seguinte, foi suspenso pela Fifa. Fahid Al-Ahmad Sabah acabou multado.
-
Superstições
Todas as vezes que o ônibus da seleção brasileira foi do hotel ao estádio o fez pelas mesmas ruas, e sempre voltou por outras. A rotina só mudou antes do jogo com a Itália, quando o ônibus foi para o estádio pelo caminho que costumava fazer a volta. Nesse dia, a seleção também não posou para fotografias.
-
O perseguido
Diego Maradona não era, em 1982, o mais polido dos jogadores. Seu estilo polêmico já era evidente. Após ser criticado por Pelé em um dos jogos, o argentino saiu-se com essa: "Quero muito bem ao Pelé, mas ele se equivocou. Pelé precisa estar no time e enfrentar a marcação constante de quatro defensores para depois opinar."
-
Choque de gerações
Aos 17 anos e 42 dias, o atacante Norman Whiteside, da Irlanda do Norte, atuou contra a Iugoslávia. Ele permanece até hoje como o mais jovem jogador a estar em campo em uma Copa. Já o italiano Dino Zoff se tornou o jogador mais velho a ganhar uma Copa. Ele tinha 40 anos.
-
Encolheram o gol
Os travessões do estádio Ramon Sanchez Pizjuan, em Sevilha, estavam 2,5 centímetros abaixo do estipulado pelas regras da Fifa no jogo entre Brasil e União Soviética. O equívoco foi descoberto no dia seguinte por um ex-goleiro iugoslavo que desconfiou do problema.
-
Merchandising
Edinho, zagueiro da seleção, disse que Éder e Serginho levavam US$ 1 mil cada para comemorar seus gols perto de uma determinada placa de publicidade do estádio.
-
Tédio
Houve um intervalo de nove dias entre o último jogo brasileiro na 1ª fase e a estreia na 2ª fase. A rotina de treinos e concentração abalou alguns jogadores da seleção.