Lars Baron/Getty Images e Paul Gilham/Fifa/Getty Images

Van Bronckhorst (e): 1º capitão lateral-esquerdo? Casillas: fim do jejum de goleiros?

10/07/2010 - 12h07

Em postos raros, capitães miram taça da Copa por ineditismo e fim de jejum

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

O apito final consagrará um campeão inédito na Copa do Mundo neste domingo. E o capitão, como de costume, será o primeiro jogador do país a erguer a taça. O holandês Van Bronckhorst e o espanhol Casillas vivem a expectativa de entrar para a história. Qualquer um dos dois que levantar o troféu representará uma ‘classe’ rara em Mundiais. Somente dois laterais e dois goleiros usaram a braçadeira em edições que suas seleções triunfaram.

MAIS SOBRE A FINAL DA COPA DO MUNDO

  • VILLA X SNEIJDER A final vale mais do que o título para a dupla. Em disputa, a artilharia, a Bola de Ouro e o título de melhor do mundo para a Fifa.

  • AFP

    FINAL TEM ORIGEM EM 1992 sucesso esportivo da Espanha é explicado pelo movimento de apoio ao esporte que começou com Olimpíadas de 1992.

  • Getty Images/Arte/UOL

    QUER SABER QUEM VENCE? Listamos 5 motivos para a Holanda vencer e 5 para a Espanha ser campeã. Você decidir em qual deve acreditar.

Em sua terceira final, a Holanda poderá ver um coadjuvante assumir o papel que o ícone Johan Cruyff não conseguiu em 1974. O ex-meia era o capitão do Carrossel Holandês derrotado na final pela Alemanha. Quatro anos mais tarde, Ruud Krol liderava dentro de campo o time que também acabou com o vice-campeonato.

Agora é a vez de Van Bronckhorst tentar entrar para a história da Holanda e finalmente erguer o troféu. O capitão é coadjuvante no time com as estrelas Sneijder e Robben, mas dividiu o protagonismo na semifinal. O lateral-esquerdo marcou um belo gol na vitória por 3 a 2 sobre o Uruguai que assegurou a classificação para a decisão do título.

Caso seja campeão, Van Bronckhorst será o terceiro lateral a erguer a taça – o primeiro que atua no lado esquerdo. “Sonho com uma final de Copa do Mundo desde criança. Quando era pequeno, assistia a todas as finais. É um momento especial. Lembro como Maradona, Cafu e Dunga levantaram a taça. Todos tiveram este privilégio e é um sonho poder fazê-lo também”, disse.

Além da chance de ser o primeiro capitão lateral-esquerdo a ser campeão, Van Bronckhorst pode ser o segundo mais velho da história a erguer o troféu. Com 35 anos, o holandês se despede dos gramados neste domingo na final diante da Espanha. Na Copa-1982, Dino Zoff iniciou a festa do tricampeonato da Azzurra aos 40 anos.

Seria fantástico poder levantar essa taça. Para mim, para minha equipe e para todo o povo holandês

Holandês Van Bronckhorst

O italiano, aliás, foi o último goleiro-capitão que assegurou o título mundial. O feito pode ser derrubado neste domingo por Casillas, caso a Espanha seja campeã. O arqueiro da Fúria tem a oportunidade de ser o único não-italiano da posição a erguer a taça. Antes de Dino Zoff, seu compatriota Combi foi o responsável por receber o troféu da Itália em 1934.

No início da Copa do Mundo, Casillas chegou a ser contestado e virou alvo de uma grande polêmica na Espanha. Após sair derrotado na estreia diante da Suíça, o goleiro viu seu desempenho ser questionado. A imprensa chegou a dizer que o jogador do Real Madrid foi atrapalhado pela presença de sua namorada em campo – a repórter Sara Carbonero tem acesso ao gramado.

É claro que desde criança eu sonho em levantar a taça. Ser o capitão da Espanha e ter essa chance é um grande orgulho para mim

Espanhol Iker Casillas

“Começamos mal e era impensável a derrota contra a Suíça, sobretudo, pela forma com que jogamos. Depois vieram as dúvidas. Mesmo com sofrimento, temos conseguido”, disse Casillas ao jornal Marca. Agora, o goleiro terá duelo indireto com Van Bronckhorst às 15h30 (horário de Brasília) deste domingo em Johanesburgo para definir o 19º capitão a levantar o troféu, em gesto imortalizado pelo brasileiro Carlos Alberto Torres, na Copa do Mundo de 1970.

*Atualizada às 15h23

Ano Campeão   Capitão Posição Idade
2006 Itália Cannavaro Zagueiro 32 anos
2002 Brasil Cafú lateral-direito 32 anos
1998 França Deschamps meio-campista 29 anos
1994 Brasil Dunga meio-campista 30 anos
1990 Alemanha Mattheus meio-campista 29 anos
1986 Argentina Maradona meio-campista 25 anos
1982 Itália Dino Zoff goleiro 40 anos
1978 Argentina Passarela zagueiro 25 anos
1974 Alemanha Beckenbauer zagueiro 30 anos
1970 Brasil Carlos Alberto Torres lateral-direito 26 anos
1966 Inglaterra Bobby Moore zagueiro 25 anos
1962 Brasil Mauro zagueiro 31 anos
1958 Brasil Bellini zagueiro 28 anos
1954 Alemanha Fritz Walter meio-campista 33 anos
1950 Uruguai Obdulio Varela zagueiro 32 anos
1938 Itália Giuseppe Meazza meio-campista 27 anos
1934 Itália Combi goleiro 31 anos
1930 Uruguai Nasazzi zagueiro 28 anos

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host