Veja cinco fatos que indicam o título da Holanda na Copa do Mundo

Depois de perder duas finais com futebol envolvente e ofensivo, a Holanda apostou no pragmatismo em 2010, e surpreendeu ao chegar a mais uma decisão de Copa do Mundo. Além da aposta na aplicação tática, os holandeses têm outras prerrogativas para superar a Espanha no próximo domingo e assegurar o seu primeiro título mundial. Cinco fatos a seguir explicam por quê, mas não deixe de ver os motivos que fazem os espanhóis também sonharem com a taça.

"Maldição" da derrota na estreia

AFP PHOTO / PHILIPPE HUGUEN

Em uma das maiores zebras da Copa da África do Sul, a Espanha estreou com uma derrota por 1 a 0 sobre a Suíça. Agora, se quiser levar seu primeiro título, terá que quebrar um tabu. Nunca na história dos Mundiais um time que perdeu o primeiro jogo foi campeão no final. A Argentina está aí para provar que nem uma seleção considerada favorita escapa dessa maldição. Jogando como campeã, perdeu as estreias de 1982 e 1990 - para Bélgica e Camarões, respectivamente. Não conseguiu defender o título em nenhuma dessas ocasiões.


Campeão europeu não ganha Copa

Shaun Botterill/Getty Images

O título da Eurocopa de 2008 fez com que a Espanha chegasse na África do Sul como favorita ao título. O que não corresponde muito ao retrospecto dos times que disputam a Copa do Mundo como campeões europeus. Somente a Alemanha, em 1974, conseguiu levantar a taça Fifa dois anos depois de conquistar o torneio continental. E só. Entre os últimos exemplos, pode-se citar a França, que fracassou em 2002 depois ser campeã europeia em 2000, e a própria Alemanha, que levou 3 a 0 da Croácia nas quartas de 1998 depois do título continental em 1996.


Invencibilidade da Holanda

Martin Meissner / AP Photo

Enquanto a Espanha amargou uma derrota logo na estreia, os holandeses comandados por Bert van Marwijk mantiveram a invencibilidade não só no Mundial da África do Sul, como também nos últimos 25 jogos que disputou desde 2008. E o único time que chegou a uma final de Copa sem estar invicto e derrotou um rival que ainda não havia perdido na competição foi a Alemanha. O time tricampeão mundial, já eliminado pelos espanhóis na semi, conseguiu esse feito justamente contra a Holanda, em 1974, e também 20 anos antes, contra a Hungria.


Holanda não perde para time grande

Flávio Florido/UOL

Desde a derrota para Portugal nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2006, a Holanda disputou 53 partidas. Venceu 38, empatou 10 e perdeu apenas cinco. Nenhuma para seleções de grande tradição no futebol. Nos últimos quatro anos, a Laranja Mecânica só perdeu para times de pouca expressão: Suíça, Romênia, Belarus, Rússia e Austrália foram os responsáveis pelos resultados negativos dos holandeses. O último revés foi contra os australianos, em amistoso disputado no mês de setembro de 2008.


Vice nunca mais

Arquivo/EFE

Não existe na história das Copas do Mundo uma seleção que tenha disputado três finais sem nunca conquistar um título. A Holanda esteve em duas decisões seguidas, em 1974 e 1978, e foi derrotada em ambas. Somente Hungria e Tchecoslováquia conseguiram ser "bi-vices" assim como a geração holandesa dos anos 1970. Caso o tabu se quebre e a Laranja Mecânica amargue mais uma medalha de consolação, ainda não será o time mais vice-campeão dos Mundiais, pois a Alemanha já perdeu quatro finais, apesar de ter levado três troféus.

SAIBA POR QUE A ESPANHA TAMBÉM PODE VENCER A COPA


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host