Saiba por que a Espanha tem tudo para vencer a final da Copa

A seleção espanhola entrou como favorita na Copa da África do Sul, chegou a decepcionar com a derrota na estreia, mas depois emplacou cinco vitórias seguidas que a colocaram na final. E não é só o futebol mais ofensivo e criativo da competição que pode dar vantagem à Espanha na decisão contra a Holanda. Alguns fatos e tabus também contribuem para o título inédito da Fúria. Confira a seguir, e veja também os cinco motivos para a Holanda ser a campeã mundial.

A "maldição" do Brasil

Reuters

A seleção brasileira já foi eliminada três vezes em jogos de quartas de final da Copa do Mundo, e sempre deixou uma energia negativa para os seus algozes. Nenhum dos times que eliminaram o Brasil nessa fase conseguiu o título na sequência da competição. Esse tabu começou em 1954, quando a Hungria, da lenda Ferenc Puskas, despachou o time de Didi e Nilton Santos, mas perdeu a decisão para a Alemanha. Depois, a França tirou o Brasil nas quartas em 1986 e 2006, mas não vingou: na primeira vez, ficou na semi, e na segunda, perdeu a final nos pênaltis. Será que agora é a vez da Holanda?


Espanha ganhou a única decisão

IOC Olympic Museum /Allsport

A Espanha já jogou contra a Holanda nove vezes na história, com quatro vitórias para cada lado e um empate. Na única partida decisiva, os espanhóis ganharam. E foi em uma ocasião bem pitoresca: a disputa da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1920. É que a decisão foi disputada entre Bélgica e Tchecoslováquia, que abandonou o jogo quando perdia por 2 a 0, em protesto contra a arbitragem. Assim, o Torneio de Consolação, que serviria para definir o ganhador do bronze, decidiu a prata também. E a Espanha ganhou a final dessa mini-competição por 3 a 1 sobre a Holanda.


Defesa espanhola leva vantagem

Laurence Griffiths/Getty Images

Depois da vitória sobre a Alemanha nas semifinais, a Espanha alcançou o recorde de 283 minutos sem levar nenhum gol, superando a marca estabelecida no Mundial de 1950. De fato, Casillas não foi vazado nenhuma vez nos jogos de mata-mata desta Copa. Enquanto isso, a defesa da Holanda, que em oito jogos das eliminatórias tomou apenas dois gols, já cedeu cinco neste Mundial, sendo quatro na segunda fase. Ou seja, enquanto os espanhóis "fecharam a porta" nos momentos decisivos, os holandeses parecem ter sentido a pressão.


Boa campanha dá azar à Holanda

AFP

Enquanto a Espanha vai disputar a sua primeira final de Copa, a Holanda já esteve lá duas vezes, e foi derrotada por times que tiveram mais tropeços durante a trajetória. Em 1974, na época do lendário Carrossel Holandês, entrou na final invicta e com uma campanha melhor do que a Alemanha. Mas quem ficou com o título foi o time de Beckenbauer. Quatro anos depois, chegou incontestada a uma nova decisão, contra a Argentina, que se classificou sob suspeitas de jogo armado contra o Peru. Perdeu de novo. Agora, os holandeses têm 100% de aproveitamento, e a Espanha perdeu a estreia...


Campeão 100%? Só o Brasil

Arquivo/Folha Imagem

A Holanda venceu todos os seus oito jogos nas eliminatórias, em um grupo que tinha Noruega e Escócia como principais "potências". Na Copa do Mundo, a Laranja Mecânica manteve a boa fase, e ganhou de todos os adversários que apareceram na sua frente. O que pode parecer um bom sinal, na verdade coloca uma pressão imensa sobre o time de Bert van Marwijk, pois o único time que manteve 100% desde as eliminatórias foi o Brasil campeão na Copa do Mundo de 1970. Nenhuma outra seleção conseguiu manter esse aproveitamento até a decisão de um Mundial.

CONFIRA PORQUE A HOLANDA TAMBÉM TEM MOTIVOS PARA SER CAMPEÃ


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host