06/07/2010 - 16h16

Alemanha tenta canalizar euforia após goleadas e espera fugir dos pênaltis

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Durban (África do Sul)

A Alemanha se tornou a sensação da Copa do Mundo ao atropelar Inglaterra e Argentina no mata-mata e avançar com sobras às semifinais. Agora, a missão do técnico Joachim Low é usar esses resultados a seu favor, mas sem deixar a afobação tomar conta do grupo na partida diante da Espanha, às 15h30 (de Brasília) desta quarta-feira, em Durban. No plano ideal do comandante, a meta é chegar à decisão com a bola rolando, sem precisar dos pênaltis.

“O ambiente do time estava excelente depois dos triunfos sobre Inglaterra e Alemanha, não havia euforia, mas, sim, segurança e muita concentração. Todos querem ir adiante e chegar até o topo da montanha. Não é que estamos despreocupados, mas não estamos tensos, apenas concentrados”, comentou Low.

O atacante Lukas Podolski, por sua vez, valorizou a importância das largas vitórias obtidas nas oitavas e nas quartas de final. E avisou que isso deve acompanhar os jogadores diante dos espanhóis.

“Acho que quando um grupo está ciente do que sabe fazer ele fica mais forte. Pudemos ver isso depois da vitória contra a Inglaterra. Conseguimos outro resultado muito bom”, argumentou Podolski. A Alemanha fez 4 a 1 nos ingleses e 4 a 0 na Argentina.

A partida desta quarta-feira opõe o melhor ataque do mata-mata contra a melhor defesa. A Alemanha marcou oito gols nos dois jogos, algo nunca atingido por nenhuma seleção desde 1986, quando o atual modelo de disputa foi adotado. Já a Espanha não foi vazada diante de Portugal e Paraguai, vencendo ambos por 1 a 0.

O duelo, então, promete ser equilibrado. Joachim Low só espera que não seja equilibrado a ponto de a decisão da vaga na final ir para os pênaltis.

“Temos jogadores capazes de marcar os pênaltis nos momentos decisivos, não temos medo disso, mas vamos tentar ganhar no tempo regulamentar. Trabalhamos para resolver a partida nos 90 minutos e, no mais tardar, na prorrogação. Não concentramos nosso trabalho nos pênaltis”, disse Low.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host