06/07/2010 - 14h27

Alemães 'obrigam' Löw a repetir suéter de goleadas e peça vira mania nacional

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Durban (África do Sul)

Nem o substituto de Thomas Müller para a semifinal da Copa, nem a tática ideal para a partida decisiva contra a Espanha nesta quarta-feira. O que entretém os alemães antes do jogo de Durban é uma peça de roupa em particular do técnico Joachim Löw.

O suéter azul do treinador da seleção alemã ganhou nos últimos dias status de amuleto nacional, depois que Löw repetiu a roupa nas três goleadas por quatro gols conseguidas até o momento na Copa do Mundo, diante de Austrália (1ª fase), Inglaterra (oitavas) e Argentina (quartas).

Em razão da coincidência, a comissão técnica da Alemanha 'obrigou' Löw a repetir a peça de roupa na partida diante dos espanhóis nesta quarta (15h30, de Brasília), que vale uma vaga na final da Copa do Mundo.

"Não sou supersticioso, mas a minha comissão técnica quer que eu use porque sempre marcamos quatro gols quando estou com ela. Eles não vão me deixar lavar. Mas acho que depois da Copa não devo usar mais ela", afirmou Löw, em tom descontraído, sobre o já ilustre suéter.

Na Alemanha, o suéter azul de Löw também já conquistou os fãs da seleção do país, que luta na África do Sul pelo tetra mundial. Responsável pela fabricação e venda da roupa, a loja Strenesse informou que está sem estoque da camisa de caxemira, que custa 200 euros, em razão da alta demanda de procura.

A loja aproveita a oportunidade da propaganda gratuita na Copa do Mundo para capitalizar, usando uma foto do treinador com o suéter na sua página de entrada na internet.

Comandante da seleção sensação da Copa, pelo menos até a semifinal, Löw tem o futuro indefinido após o torneio na África do Sul. O contrato do treinador de 50 anos terminou na última semana, e a Federação Alemã ainda não se pronunciou a respeito da continuidade de trabalho após o Mundial.

Löw assumiu a seleção em 2006, após a Copa na Alemanha, quando atuou como auxiliar do ex-atacante Jürgen Klinsmann. Na oportunidade, a equipe anfitriã do Mundial terminou com a terceira colocação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host