25/06/2010 - 07h31

Presidente da federação italiana fala em crise estrutural e promete renovação

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

A tão esperada renovação na seleção italiana acontecerá a partir de agora. Pelo menos, é isso o que promete o presidente da Federação de Futebol, Giancarlo Abete. Um dia após a eliminação do país na Copa do Mundo, o dirigente evitou fazer críticas a Marcello Lippi, mas prometeu revigorar o futebol no país depois da pior participação da Azzurra na história dos Mundiais.

“Temos que ser realistas e analisar os fatos. Precisamos refletir sobre essa crise estrutural no futebol italiano. Precisamos recomeçar e renovar nossas escolhas. A seleção precisa de novidades para afastar esse momento tão triste e amargo para todos os italianos”, destacou Abete.

A primeira grande novidade da Azzurra será Cesare Prandelli, que ocupará o lugar de Marcello Lippi à frente da seleção. Apesar de ter escolhido o treinador antes do Mundial, Abete fez questão de ressaltar que o novo comandante é o homem ideal para promover essa renovação na equipe.

“O Prandelli foi escolhido por suas habilidades de trabalhar com jovens promessas. Foi por isso também que assinamos um contrato de quatro anos com ele, estamos pensando a longo prazo. Não temos jogadores com muita experiência fora da Itália e esse será outro problema que Prandelli terá que resolver”, completou.

Com apenas dois pontos conquistados, a Itália encerrou sua participação na Copa na lanterna do grupo F. Não só isso, como a equipe nacional continua sem nenhuma vitória em toda a temporada.

Um dia depois da derrota para a Eslováquia, o mandatário italiano evitou fazer grandes comentários sobre Marcello Lippi. O presidente, no entanto, tentou afastar a culpa do treinador, se responsabilizando por seu retorno à seleção após a queda do país na Eurocopa de 2008.

“Decepcionamos dezenas de milhões de pessoas. Mas não sou cínico. A escolha por Lippi foi minha e parecia ser a melhor possível na ocasião. Então, a responsabilidade é minha”, lembrando que o técnico assumiu a responsabilidade pela campanha da Azzurra na última quinta.

*Com agências internacionais

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host