25/06/2010 - 20h05

Após vitória "eterna", técnico da Suíça admite decepção e critica ataque

Das agências internacionais
Em Bloenfontein (África do Sul)

A Suíça viveu o céu e o inferno na Copa do Mundo. Depois de vencer a badalada Espanha, apontada como favorita, a seleção europeia ficou bem perto da classificação. Por isso, o empate sem gols com a modesta seleção de Honduras deixou o técnico Ottmar Hitzfeld bastante decepcionado. Ele não poupou críticas ao desempenho do time após a esperança ganhada com o triunfo sobre a Espanha.

“A vitória contra a Espanha é eterna, ninguém vai esquecer, todo mundo vai ficar com uma recordação inesquecível. A decepção da noite de hoje (sexta-feira) é muito profunda, porque a nossa vitória inaugural contra a Espanha nos deu uma grande esperança. Agora nós voltamos para casa e vamos focar no futuro.”

A tarefa para avançar às oitavas de final era aparentemente fácil. A Suíça precisava torcer pela derrota do Chile diante da Espanha e vencer Honduras. Os ibéricos fizeram a sua parte e impuseram 2 a 1, mas a Suíça não só não marcou como também levou sufoco de um ataque considerado bem fraco.

Apesar de ter maior posse de bola, a seleção europeia errou muitos passes (65) e finalizações (11) com um futebol que deixou a desejar. Todos os erros não passaram despercebidos para o treinador.

Hitzfeld questionou o desempenho do setor ofensivo. "Ficamos nervosos e não conseguimos passar corretamente. Nós tivemos algumas oportunidades, mas não grandes oportunidades. Eu não estou feliz com o nosso meio-campo e com o nosso ataque.”

Para ele, a chance desperdiçada foi motivo de muita tristeza. “Estamos muito desapontados, não apenas eu, os jogadores, todo mundo", disse o alemão.” Nós tínhamos grandes ambições para esta partida. Era muita pressão para eles e ficou ainda mais pesado durante o jogo”.

O técnico exaltou o sistema defensivo que alcançou o recorde de ficar 559 minutos sem tomar gols em Copas. "Foi sorte Honduras não conseguir concretizar os seus contra-ataques de forma adequada. A defesa foi excelente. Demos a abertura, mas a defesa foi excelente."

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host