AFP PHOTO / JEWEL SAMAD

Em um festival de erros, o 0 a 0 foi o resultado mais merecido

25/06/2010 - 17h20

Suíça e Honduras se anulam e estão fora da Copa após empate sem gols

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON

    Sem opções, a partida foi repleta de furadas e lances feios

  • AP Photo/Ramon Espinosa

    Na Suíça, as melhores jogadas saíam dos pés de Barnetta

  • AFP PHOTO / PIERRE-PHILIPPE MARCOU

    Já Honduras apostava nos lançamentos de Jerry Palacios

  • Bola no alto A Suíça assustou mesmo no jogo aéreo, e na melhor oportunidade, Nkufo jogou para fora ainda no 1º tempo.
    A chance Honduras também não foi bem com bola no chão, e pelo alto, Jerry Palacios perdeu um gol feito no segundo tempo.
    Lado direito Suíça trancou o lado esquerdo, mas Lichtsteiner abriu pela direita, a avenida do time

A Suíça é conhecida pela defesa que chegou ao recorde de 559 minutos sem tomar gols em Copas. Honduras não chega a ter ponto forte, mas tem no setor ofensivo sua principal fragilidade. O resultado do encontro entre a melhor defesa e o pior ataque foi um previsível 0 a 0, que eliminou ambas as equipes.

Os dois times entraram em campo com os piores números de finalização na Copa. A Suíça, ao lado da Nova Zelândia, era a seleção que menos tinha chutado a gol, com 15 tentativas em dois jogos. Honduras tinha uma a mais, apesar de ostentar a média de apenas 0,5 passes para chutes. Depois do confronto, pouca coisa mudou: os suíços acertaram o gol cinco vezes, e os hondurenhos só duas.

Com tão pouca iniciativa, ficou difícil sair um classificado desse jogo. A Suíça precisava vencer e torcer para o Chile, ou por uma vitória por dois gols de diferença da Espanha. Já Honduras precisava golear. Com o resultado do outro jogo, os suíços teriam que fazer 2 a 0 para avançar, mas não aproveitaram as suas chances.

Apesar de terem deficiências semelhantes, as duas seleções mostraram estilos bem diferentes em campo. Enquanto a Suíça dominava a posse de bola e se limitava às jogadas aéreas, Honduras tentava sair no contra-ataque rasteiro, com bolas em profundidade, geralmente com o camisa 10 Jerry Palácios tentando lançar para algum atacante em velocidade.

Já a Suíça fechou completamente o seu lado esquerdo, com o lateral Ziegler “plantado” lá atrás, apenas com Gelson Fernandes ajudando o ataque. As melhores jogadas ofensivas saíram pela direita, com Tranquillo Barnetta, que substituiu Alexander Frei e se mostrou a melhor opção do meio para frente. Até porque ele era auxiliado pelo lateral Lichtsteiner, que arriscava algumas subidas pela ponta.

No segundo tempo, sabendo que a Espanha vencia e que precisava da vitória, o técnico Ottmar Hitzfeld colocou Yakin no lugar de Fernandes. Mas foi Honduras que quase fez. O habilidoso Alvarez encontrou Suazo livre, mas o atacante perdeu chance incrível. Logo depois, Barnetta ficou de frente para o gol com muito espaço, mas praticamente atrasou para Valladares.

O goleiro de Honduras ainda recebeu outra bola em suas mãos em uma finalização frontal de Derdiyok. Outra defesa sem dificuldade foi suficiente para que Valladares fosse eleito pela Fifa como o melhor do jogo. Já o suíço Benaglio precisou fazer uma grande defesa em uma chance de Honduras no contra-ataque, no chute de Alvarez. Mas a lógica prevaleceu, e nenhum dos dois times conseguiu balançar as redes.

    1ºT - 16min - UH! Barnetta cruza, Derdiyok ganha no alto e cabeceia com muito perigo
    2ºT - 8min - UH! Alvarez entorta o marcador e cruza, David Suazo cabeceia para fora, muito perto do gol
    2ºT - 15min - Barnetta recebe sozinho no meio, invade a área, corta para o meio e bate fraco. Valladares defende em dois tempos
    2ºT - 18min - Derdiyok pega uma sobra dentro da área e chuta rasteiro. Bem posicionado, Valladares defende com segurança
    2ºT - 26min - UH! Contra-ataque para Honduras, Suazo faz o passe e Alvarez chuta, na cara de Benaglio, que salva a Suíça
    2ºT - 36min - Cruzamento de Frei, Derdyok no primeiro pau não pega e Yakin também fura
    Confira todos os lances do jogo.
AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON

Veja mais fotos da partida
Lichtsteiner
O lateral-direito foi ofensivo sem se descuidar da defesa. Fez 14 passes para os atacantes, e ainda assim teve dez desarmes.
Derdiyok
O atacante se posicionou mal, e perdeu dez bolas quando acionado. Ainda desperdiçou três chances quando teve espaço para marcar.
Alvarez
O meia criou boas oportunidades pela direita e foi o que mais driblou no time, com três fintas. Finalizou uma vez e acertou a meta.
Suazo
Não foi nem sombra do atacante que faz sucesso na Itália. Finalizou só uma vez, para fora, e perdeu seis bolas.

Ficha da Partida

Suíça

Técnico: Ottmar Hitzfeld
1. Diego Benaglio
2. Lichtsteiner
5. Von Bergen
13. Grichting
17. Ziegler
8. Inler
6. Huggel
23. Xherdan Shaqiri
7. Barnetta
16. Gelson Fernandes
15. Hakan Yakin
9. Frei
10. Nkufo
9. Alexander Frei

Honduras

Técnico: Reinaldo Rueda
18. Noel Valladares
2. Osman Chávez
3. Maynor Figueroa
21. Emilio Izaguirre
23. Sergio Mendoza
8. Wilson Palacios
13. Roger Espinoza
10. Jerry Palacios
12. Georgie Welcome
7. Ramón Nuñez
15. Walter Martinez
6. Hendry Thomas
11. Suazo
19. Danilo Turcios
Primeira fase - Grupo H  
Data: 25/06/2010 - 15h30 Árbitro: Hector Baldassi (ARG)
Local: Free State Assistentes: Ricardo Casas (ARG) e Hernan Maidana (ARG)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host