AFP/Christophe Simon

Fabio Cannavaro (e) conforta Fabio Quagliarella na eliminação da Itália da Copa

24/06/2010 - 14h02

Vergonha, ironia e 'nova' França dão tom do adeus italiano na imprensa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

“Para casa com vergonha”. A manchete do jornal Gazzetta delo Sport dá o tom da imprensa mundial sobre a melancólica despedida da campeã Itália da Copa do Mundo da África do Sul nesta quinta-feira. Jornais de todo mundo seguem a mesma linha, alguns com mais tempero como o argentino Olé e outros frustrados como o francês L’Equipe que relembra a queda dos Le Bleus.

Os sites italianos enfatizam a palavra vergonha para definir a pior campanha da Itália em sua história em Copas do Mundo. Esta é a primeira vez que a Azzurra sai de um Mundial sem nenhuma vitória sequer. “Itália, que vergonha. Fora e última no grupo”, mancheta o Corriere dello Sport.

Na imprensa eslovaca, o Pravda destaca a festa no próprio país e chama de "fantástica" a classificação para a próxima fase. Já o Novy Cas estampa foto de comemoração de Vittek e provoca: "Vaffanculo!", palavra italiana de baixo calão. "Enquanto os eslovacos fazem a festa os italianos se desesperam!", completa a chamada.

Com a equipe de Maradona classificada para as oitavas de final e a alta dos sul-americanos, o argentino Olé não perde seu estilo irreverente e provoca: ”Papelão mundial". O diário ainda relembra o fato do atacante Vittek, da Eslováquia, somar três gols na Copa do Mundo e igualar o hermano Higuaín na artilharia.

O rosto do desespero italiano é o que ilustra todos os sites. No francês L’Equipe, a queda da Azzurra é destaque: “Itália, um fiasco”. Mas o jornal não esquece do fracasso dos Le Bleus e mesmo com o foco na queda do atual campeão, o periódico completa: “Depois da França, outro finalista de 2006 é eliminado na primeira fase".

No entanto, o ponto forte da equipe voltou a falhar. A defesa mostrou fragilidade surpreendente e levou três gols da Eslováquia na derrota por 3 a 2 nesta quinta-feira. Além do adeus precoce, a Itália amarga a última colocação da chave, atrás inclusive da Nova Zelândia.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host