AP/Andrew Medichini

Torcida italiana fica apreensiva durante a derrota para a Eslováquia

24/06/2010 - 13h49

Itália repete fiasco histórico e amplia recorde negativo ao lado da França

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Além de ter feito na África do Sul a pior Copa do Mundo de sua história, eliminada na primeira fase sem uma vitória sequer, a Itália igualou o fracasso da Copa de 1950, quando chegou como atual campeã e também não passou da fase de grupos.

Até então, além da própria Itália em 1950, apenas Brasil e França tiveram fracassos semelhantes. A seleção brasileira não conseguiu passar da primeira fase em 1966, e os franceses saíram da Copa de 2002 sem marcar nenhum gol.

Além disso, com a eliminação da Itália, a Copa do Mundo de 2010 é a primeira da história em que as seleções finalistas do Mundial anterior foram eliminadas logo na primeira fase. A França, segunda colocada em 2006, também ficou em último lugar no seu grupo.

Para a Itália, não chega a ser algo excepcional o fato de ser eliminada na primeira fase de um Mundial. A decepção da Azzurra na África do Sul significou a sexta vez que o time tetracampeão se despediu de uma Copa sem passar para a segunda fase.

A primeira delas foi em 1950. Depois, a Itália voltou a cair nas primeiras fases das Copas de 1954, 1962 e 1966, além do Mundial de 1974, o último em que a Azzurra tinha sido eliminada na fase de grupos antes do novo fiasco de 2010.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host