24/06/2010 - 12h13

Após goleada, "Rooney Asiático" fala em abalo mental na Coreia do Norte

Das agências internacionais
Em George (África do Sul)
  • Jong Tae-Se quer vitória sobre a Costa do Marfim para apagar a má impressão deixada ante os lusos

    Jong Tae-Se quer vitória sobre a Costa do Marfim para apagar a má impressão deixada ante os lusos

Antes de a Copa do Mundo começar, a Coreia do Norte apostava na força mental de sua equipe para surpreender os favoritos Brasil e Portugal no grupo da morte, fato que não se concretizou. Os asiáticos foram superados pelo time de Dunga (2x1) e massacrados pelos lusitanos (7x0) e já não possuem chances de classificação às oitavas de final. A goleada sofrida contra os europeus deixou o time com um “abalo mental”, segundo o atacante Jong Tae-se.

“Passei o tempo todo [na terça-feira, dia posterior ao revés contra os portugueses] com o olhar perdido por causa do abalo mental, que foi dez vezes maior do que sentimos após o jogo contra o Brasil”, comentou o “Rooney Asiático”, como é conhecido, em seu blog escrito em japonês. “A partida contra Portugal foi uma derrota esmagadora, como todos sabem”, lamentou.

Com 15 gols em 24 partidas pela seleção norte-coreana, Jong Tae-se nasceu no Japão e tem cidadania norte-coreana. O atleta, que chorou ao ouvir o hino antes de a partida com a seleção brasileira começar, era apontado como grande esperança da equipe no Mundial-2010, uma vez que ele marcou um gol no empate por 2 a 2 diante da Grécia, na Áustria, e outro na derrota por 3 a 1 para a Nigéria – os amistosos serviram como preparação para a competição.

“Mostramos [contra Portugal] como o time estava irregular após as expectativas elevadas que surgiram devido ao bom começo, quando lutamos muito contra o Brasil", analisou o jogador.

Para Tae-se, que já despertou o interesse do alemão Bochum, a partida de despedida da Coreia do Norte no Mundial contra Costa do Marfim é a grande chance para apagar a goleada sofrida na segunda rodada. O duelo acontece na sexta-feira, às 11h (horário de Brasília), em Nelspruit.

“Quero deixar essa página para trás e me preparar para a próxima partida. Nosso Mundial ainda não terminou. Nosso próximo adversário talvez seja mais forte. Mas quero colocar o meu coração e minha alma a serviço da vitória. Desta forma poderemos recuperar a alegria de todos que nos apoiaram durante todo o torneio”, disse o atacante do Kawasaki Frontale (JAP).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host