Stuart Franklin/Getty Images

Norte-coreanos furaram a forte defesa brasileira, que sofreu gols nos últimos 3 jogos

24/06/2010 - 07h00

Série inédita de jogos com gols sofridos alerta defesa do Brasil contra Portugal

Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)

SÉRIES DE GOLS SOFRIDOS COM DUNGA

2006-07 Brasil 2x1 Equador
Brasil 2x1 Suíça
Brasil 0x2 Portugal
2008 Brasil 3x2 Canadá
Brasil 0x2 Venezuela
Brasil 0x2 Paraguai
2009 Brasil 3x1 Argentina
Brasil 4x2 Chile
Brasil 1x2 Bolívia
2010 Brasil 5x1 Tanzânia
Brasil 2x1 Coreia do Norte
Brasil 3x1 Costa do Marfim

Sofrer gols em quatro jogos em sequência é uma marca ainda inédita na gestão de Dunga à frente da seleção brasileira, em trabalho que começou no segundo semestre de 2006. No entanto, com a meta vazada nas últimas três partidas, a linha de defesa vai para o confronto com Portugal na sexta-feira pela Copa do Mundo com o sinal de alerta ligado, ameaçada de ver rompido este tabu defensivo.

Nos últimos três jogos, o Brasil teve a defesa vencida pelos adversários no amistoso de preparação contra a Tanzânia e nas duas partidas disputadas até o momento no Mundial, diante de Coreia do Norte e Costa do Marfim.

Semana passada, após a estreia brasileira na Copa, o goleiro Júlio César havia afirmado que o gol sofrido nos instantes finais contra a Coreia do Norte havia deixado no ar uma sensação de frustração. Na oportunidade, o camisa 1 alertou contra a quebra de concentração.

Desta vez foi o zagueiro Lúcio que revelou certo incômodo pelo gol sofrido no jogo passado, contra os marfinenses, quando a defesa parou para ver o atacante Didier Drogba desviar de cabeça para as redes, sem marcação.

"Foi uma falha, sim. Sempre que a gente toma um gol é porque acontece alguma falha", declarou Lúcio na quarta-feira, em referência ao gol de Drogba na partida de domingo passado.

O capitão da seleção ainda afirmou que o gol sofrido no segundo jogo da Copa motivou uma conversa entre os defensores do time. No entanto, minimiza as ocasiões de meta vazada, dizendo que as jogadas saíram em instante que o Brasil já dominava o placar.

"A gente sempre conversa depois dos jogos, nós ali da defesa, ninguém gosta de sair de uma partida sofrendo gols. Mas no momento em que o time tomou esses gols, o jogo já estava decidido, com placar de 2 a 0 contra a Coreia e 3 a 0 contra a Costa do Marfim. Não é um drama. A gente sabe que precisa melhorar, buscar a perfeição. Não estamos satisfeitos", afirmou Lúcio.

Brasil e Portugal se enfrentam na sexta-feira em Durban, às 11h (de Brasília), na última rodada do grupo G. Com seis pontos somados, os brasileiros já têm vaga assegurada nas oitavas e levam ao confronto a missão de ratificar a primeira colocação da chave.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host