22/06/2010 - 16h34

Lippi testa 3ª formação distinta na Itália com três atacantes avançados

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Técnico Marcello Lippi tem tido dificuldades para definir a formação ideal no ataque da Itália

    Técnico Marcello Lippi tem tido dificuldades para definir a formação ideal no ataque da Itália

Com a necessidade de vitória para garantir a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo sem depender dos adversários, a Itália pode atuar com três atacantes avançados na partida contra a Eslováquia. O técnico Marcello Lippi testou nesta terça-feira a formação mais ofensiva e a Azzurra pode ter o terceiro esquema tático em três partidas.

Na estreia, a Itália atuou no 4-2-3-1 no empate por 1 a 1 com o Paraguai. Na ocasião, Pepe e Iaquinta jogaram mais recuados e Gilardino era a referência ofensiva. Na igualdade com a Nova Zelândia, a Azzurra entrou em campo no 4-4-2 com o atacante Pepe no meio-campo.

No último treino aberto à imprensa, Lippi testou a equipe com os três atacantes mais avançados. O trio titular foi formado por Iaquinta, Gilardino e Di Natale. O meio-campo italiano pode ter a volta de Pirlo, que mostrou estar recuperado da lesão na panturrilha sofrida no último dia 3.

No entanto, o setor escalado inicialmente por Lippi foi formado por Gattuso, De Rossi e Montolivo. Pirlo entrou ao longo da atividade, assim como Marchisio – titular nos dois primeiros jogos – e Palombo.

Lippi iniciou o treino com a mesma formação defensiva das duas primeiras partidas, com Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Criscito. O capitão falhou nos dois jogos anteriores, mas deve permanecer entre os titulares. Quem pode perder o posto é Criscito.

O comandante italiano testou Maggio pela direita e deslocou Zambrotta para a esquerda. “Se eu fosse o Lippi, escalaria Maggio porque eu sou mais jovem e tenho mais qualidade no ataque”, disse o lateral-direito. “Mas não estou bravo por não estar jogando. Gianluca [Zambrotta] tem feito bem o papel.”

O Paraguai é o líder isolado do grupo F com quatro pontos. Itália e Nova Zelândia somam dois cada contra apenas um da Eslováquia, próxima adversária da Azzurra. As duas seleções se enfrentam às 11h (horário de Brasília) desta quinta-feira. No mesmo horário, os sul-americanos encaram a zebra neozelandesa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host