22/06/2010 - 10h00

Inglaterra apela para "invicto" uniforme todo vermelho contra eslovenos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Reprodução/Umbro
  • Reprodução/Umbro

    Uniforme todo vermelho será usado pela Inglaterra na partida decisiva contra a seleção da Eslovênia

Precisando da vitória sobre a Eslovênia para evitar um vexame histórico na Copa do Mundo da África do Sul com a eliminação na primeira fase pelo grupo C, a Inglaterra apelou para um uniforme todo vermelho para dar sorte, contando com o retrospecto de quatro vitórias nas partidas com esse uniforme.

A camisa na cor branca com calções azuis é o uniforme principal dos ingleses, mas na história do futebol no país o uniforme mais reconhecido é com a camisa vermelha da conquista do Mundial de 1966, com uma diferença para o uniforme desta quarta-feira, na Copa vencida pela Inglaterra, a equipe usou calções brancos.

Em toda a história da seleção inglesa, o uniforme completamente vermelho foi utilizado quatro vezes e teve um retrospecto de três vitórias e um empate. A última vez que isso ocorreu foi em 1970, quando a Inglaterra bateu a Bélgica por 3 a 1 em um amistoso.

Como o mando da partida de quarta-feira às 11h (de Brasília) é da Eslovênia, a equipe terá o direito de jogar com seu uniforme principal, que é branco. Assim, a Inglaterra tem de jogar com a camisa vermelha e teria de escolher o calção azul ou o vermelho.

Curiosamente, apenas uma partida foi jogada em Copa do Mundo com o uniforme todo vermelho pela Inglaterra e foi a única em que a equipe não venceu, ficando no empate em 0 a 0 com a Bulgária no Mundial de 1962, no Chile. Nas outras partidas, todas amistosas, a Inglaterra venceu o Peru por 4 a 0 em 1962 e bateu a Tchecoslováquia por 4 a 2 em 1963.

Martin Prothero, vice-presidente de marketing da Umbro, fabricante do material esportivo da Inglaterra, afirmou ao jornal Daily Mail que a opção pelos calções vermelhos é dos próprios jogadores da atual seleção inglesa. O uniforme todo vermelho é comum para o capitão da equipe, Steven Gerrard, que atua pelo Liverpool.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host