20/06/2010 - 06h03

"Efeito Eto'o" sucumbe à crise e Camarões e vê ruir sonho de igualar Copa-90

Do UOL Esporte
Em São Paulo

 Antes do início da Copa do Mundo, a seleção de Camarões era cotada para fazer uma das melhores campanhas de sua história e igualar o feito de 1990 quando alcançou as quartas de final. Mas a expectativa criada em cima da estrela Samuel Eto’o não se concretizou. A equipe se viu envolvida em uma crise interna e acabou eliminada precocemente na primeira fase.

  • REUTERS/Dylan Martinez

    Eto'o deixa o campo cabisbaixo após a eliminação na Copa da África, seu "pior momento na carreira"

  • Javier Soriano/AFP

    Samuel Eto'o e Achille Emana se abraçam em sinal de paz depois de reunião para findar crise

  • Arquivo/AFP

    Roger Milla, um dos maiores ídolos de Camarões e símbolo da geração de 1990 que chegou às quartas

O jogador da Inter de Milão foi comparado com Roger Milla, ídolo daquele país e um dos principais responsáveis por fazer de Camarões o africano com melhor colocação na história das Copas: sétimo lugar na Itália.

Mas, apagado na estreia, Eto'o parou na tática bem definida e no pragmatismo do Japão e sofreu críticas por sua atuação. Diante da Dinamarca seu desempenho até chamou a atenção. Se destacou nos passes (de 31 acertou 28), deu dois dribles, foi o segundo que mais finalizou no jogo e ainda marcou seu gol. Apesar do esforço e da boa atuação, o principal objetivo não se concretizou.

O camisa 9 descreveu como o pior momento de sua carreira. “Uma Copa na África era nossa grande oportunidade que não aproveitamos. O futebol é assim às vezes. Tínhamos muita esperança de ganhar a partida que ia manter nossas chances de avançar, mas não foi assim. Deus sabe o que faz”, lamentou.

O futebol em campo talvez não tenha sido a maior dificuldade de Camarões. O grupo passou por uma crise de relacionamentos no elenco que eclodiu com a derrota para os asiáticos. Os jogadores veteranos não concordavam com as opções do técnico Paul Le Guen de escalar atletas mais jovens. Os rumores de que Eto’o e Achille Emana não se entendiam também eram frequentes.

Para dar um basta na situação, representantes do futebol camaronês como o Ministro do Esporte e o ex-jogador Theophile Abega convocaram uma reunião com todos os jogadores para esclarecer os problemas na última quinta-feira. As desavenças aparentemente foram acertadas e os dois principais focos até posaram juntos para fotos em sinal de paz. O bom futebol reapareceu contra a Dinamarca, mas foi tarde demais.

Dessa forma, Camarões pode ter sua pior campanha em um Mundial, bem distante do auge em 1990 quando terminou em sétimo lugar. Naquele ano, os africanos se depararam com um grupo difícil, mas superaram a Argentina de Diego Maradona e Caniggia e terminaram como líder.

A equipe ainda passou nas oitavas de final ao bater a Colômbia com dois gols de Milla e só caiu nas quartas (na prorrogação) após um duelo disputado contra a Inglaterra.

Nas suas outras quatro participações, no entanto, não foi tão bem. Na estreia em 1982 terminou com o 17º lugar. Em 1994, 1998 e 2002 caiu ainda na primeira fase, mas pontuou em todas elas o que corre o risco de não acontecer em 2010.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host