Flávio Florido/UOL

Luis Fabiano comemora o gol do Brasil contra a Costa do Marfim no Soccer City

20/06/2010 - 17h21

Brasil supera marfinenses e jogo duro com ressurgimento da mística da camisa 9

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • AFP/Robert Schmidt

    Luís Fabiano toca bola com a mão no lance do 2º gol da seleção

  • AP Photo/Matt Dunham

    Após levar uma pancada, Elano tem de sair de campo carregado

  • AFP PHOTO / ISSOUF SANOGO

    Kaká leva o cartão vermelho após forçar trombada com Keitá

  • AFP PHOTO / PEDRO UGARTE

    Drogba manda beijinhos: atacante marcou pela primeira vez na Copa

  • Jogo bonito Em uma pílula de espetáculo, L.Fabiano marcou um belo gol após jogada de troca de passes com Robinho e Kaká.
    Mão na bola: L.Fabiano usa as mãos duas vezes no lance de seu segundo gol na partida, aos 5min do segundo tempo.
    Kaká é expulso O meia joga bem, mas, esquentado, leva amarelo e vermelho logo depois. 

Nas últimas seis Copas o Brasil teve no comando de ataque nomes que desfrutavam de unanimidade nacional, com a série de Careca, Romário e Ronaldo. Neste domingo, Luís Fabiano chutou duas vezes para dentro do gol do Soccer City toda a pressão que residia sobre os ombros do atual camisa 9 da seleção.

Ele decidiu a partida contra a violenta Costa do Marfim, com os dois gols que abriram os 3 a 1. Selou a classificação antecipada do time de Dunga para as oitavas de final. Elano completou o triunfo, e Drogba descontou no fim, em um jogo marcado pela violência.

Desde as eliminatórias o atacante do Sevilla lida com a dúvida: é válida a aposta de Dunga em seu goleador? Luís Fabiano passou em branco na estreia brasileira no Mundial, contra a Coreia do Norte, e entrou no duelo diante dos marfinenses em Johanesburgo sem marcar há seis jogos.

Mas a seca acabaria cedo no maior palco da Copa. O alívio de Luís Fabiano no Mundial chegou aos 25min do primeiro tempo, quando o atacante participou de troca de bola com Robinho e Kaká no meio da defesa marfinense. Recebeu na frente para bater forte na saída do goleiro Barry. Na comemoração, o camisa 9 sinalizou o número seis para as câmeras. Resposta sobre as críticas pelos seis jogos sem gols? Não: "Foi homenagem para minha filha, que fez seis anos".

O melhor do Fabuloso, no entanto, ainda estava por vir. Logo no início do segundo tempo, o atacante recebeu na direita, se livrou de dois marcadores com toques altos e ajuda das mãos e, por fim, bateu forte à esquerda de Barry. O goleiro marfinense ainda desviou antes de a bola entrar.

Do outro lado, a badalação em cima do homem-gol da Costa do Marfim acabou parcialmente frustrada. Em seu primeiro jogo como titular na Copa, Didier Drogba ficou isolado no meio da defesa brasileira e pouco apareceu. Deu um chute sem direção em cobrança de falta no primeiro tempo e descontou para a sua seleção no fim, em vacilo único da zaga de Dunga.

A vitória brasileira foi definida aos 16min, através de uma ótima jogada de Kaká pela esquerda. O meia foi à linha de fundo e serviu Elano, que empurrou para as redes para anotar seu segundo gol na Copa. O autor do 3º gol, porém, foi uma das vítimas da violência dos marfinenses. Instantes depois de comemorar, o meio-campo do Galatasaray deixou a partida chorando, após entrada desleal do marfinense Tioté.

A dez minutos do fim, a zaga brasileira levou desvantagem pela primeira vez no embate com Drogba, na única vez em que isso aconteceu na partida. O atacante foi lançado na área e aproveitou a falha na linha de impedimento para marcar de cabeça.

O fim do jogo foi ainda mais violento que o início. O juiz, que não mostrou cartões nos primeiros minutos e deixou o jogo muito duro, mandou embora Kaká. Irritado com as seguidas entradas desleais dos rivais, o meia passou a reclamar muito. Levou primeiro o amarelo e, logo na sequência, foi expulso, após trombada com Keita.

Com o resultado, o Brasil se torna a terceira seleção no Mundial a conseguir duas vitórias nas rodadas iniciais, se juntando à Argentina e à Holanda. A seleção de Dunga ratifica, assim, sua classificação no grupo G e leva ao terceiro jogo com Portugal, na sexta-feira em Durban, a missão de confirmar o primeiro lugar da chave.

Blog do Juca
Se a Alemanha fez 4 a 0 na Austrália, o Brasil fez 3 na Costa do Marfim.
Blog do Birner
Brasil com a cara de Dunga derrota a forte e desleal Costa do Marfim
    1ºT - 1min - Kaká e Robinho partem em velocidade. Com L.Fabiano aberto, Robinho chuta de longe, por cima.
    1ºT - 25min - GOOOLLLL! Do Brasil! Kaká e Robinho fazem tabela, Kaká enfia para Luís Fabiano, que, na área, chuta forte.
    2ºT - 5min - GOOOOOLLLL DO BRASIL! Luís Fabiano dá dois chapéus, chuta de esquerda e marca o segundo do Brasil
    2ºT - 8min - UUUUHHH!! Dindane faz jogada pela direita, vai à linha de fundo e cruza na área. No 2º pau, Drogba cabeceia à esquerda do gol de Julio Cesar
    2ºT - 17min - GOOOOLLLLL DO BRASIL!!!! Kaká faz jogada individual pela esquerda e cruza rasteiro. Sozinho, Elano só toca para o gol marfinense
    2ºT - 34min - GOOOOLLL DA COSTA DO MARFIM!!!! Yaya Touré lança Drogba. Livre, atacante desvia de cabeça e diminui para os africano.
    Confira todos os lances do jogo
Fabuloso Sem tanto apoio dos sul-africanos, a torcida brasileira estava tímida. Em poucos momentos incentivou com gritos de “ê, ê, ô, Brasil!!!”. No segundo tempo, gritou: “Luis Fabiano! Luís Fabiano!” Melo x Drogba Felipe Melo e Didier Drogba se desentenderam no 1º tempo. No desfecho da discussão, o brasileiro recusou dar a mão ao astro marfinense.
Replay espião Quando a tevê do estádio exibiu o replay do segundo gol de Luis Fabiano, parte do público vaiou ao ver que ele ajeitou a bola com a mão. Cigarro liberado Apesar de o cigarro ser proibido no Soccer City, vários espectadores fumavam sem ser incomodados no estádio.
Luís Fabiano
Teve poucas chances, mas honrou a confiança de Dunga em sua presença no comando de ataque, decidindo o jogo com dois belos gols.
Stephane Lannoy
O juiz foi adepto da conversa, economizou cartões amarelos e jogo ficou ríspido no fim, como vermelho de Kaká mostrou. E ainda não viu as mãos de Luís Fabiano.
Juan
Foi perfeito no desarme e ainda elevou o nível do primeiro passe da seleção na saída de bola.
Ismael Tioté
Abusou da violência em entradas contra brasileiros. Em uma delas, tirou Elano da partida.

 

Ficha da Partida

Brasil

Técnico: Dunga
1. Julio Cesar
2. Maicon
3. Lúcio
4. Juan
6. Michel Bastos
5. Felipe Melo
8. Gilberto Silva
7. Elano
13. Daniel Alves
10. Kaká
11. Robinho
18. Ramires
9. Luís Fabiano

Costa do Marfim

Técnico: Sven-Goran Eriksson
1. Barry
20. Demel
4. Kolo Touré
5. Zokora
17. Siaka Tiéné
19. Yaya Touré
9. Tiote
21. Eboué
13. Romaric
8. Kalou
18. Keita
15. Dindane
10. Gervinho
11. Drogba
Primeira fase - Grupo G  
Data: 20/06/2010 - 15h30 Árbitro: Stephane Lannoy (FRA)
Local: Soccer City Assistentes: Eric Dansault (FRA) e Laurent Ugo (FRA)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host