19/06/2010 - 14h54

Dunga apela novamente ao torcedor e pede 'liberdade' para fechar treino

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

MAIS DE BRASIL X COSTA DO MARFIM

  • BRASIL QUESTIONA PROTEÇÃO A CBF contestou a proteção que Drogba usa no braço direito, que fraturou recentemente. O protesto será oficializado pelo médico José Luiz Runco.

  • Fifa/Getty Images

    SUECO POLIGLOTA FAZ ELOGIOS Eriksson descarta jogar pelo empate e vê 'aluno' Dunga como um técnico de vanguarda

Num novo capítulo da conflituosa relação que vem mantendo com a imprensa, o técnico Dunga dirigiu-se diretamente ao torcedor no Brasil e perguntou: “Eu, como treinador da seleção brasileira, não posso ter 20 minutos de liberdade para treinar uma bola parada, uma jogada ensaiada?”

O pedido de “liberdade” em relação à imprensa ocorreu em resposta a um questionamento sobre as razões de Dunga ter fechado os últimos 20 minutos de um treino de 80 minutos, realizado na tarde deste sábado, em Johanesburgo. O repórter queria saber se a decisão do treinador era uma “represália” à imprensa. Na última semana, os jornalistas tiveram acesso restrito em diversas atividades.

O assunto veio à tona na entrevista obrigatória em véspera de partida da Copa do Mundo. Neste domingo, o Brasil enfrenta a Costa do Marfim, às 15h30 (horário de Brasília), pela segunda rodada do grupo G, no Soccer City, em Johanesburgo.

Em maio, durante o anúncio da convocação da seleção, Dunga recorreu ao mesmo expediente. Cercado por centenas de microfones e câmeras, o treinador dirigiu-se diretamente ao torcedor em diferentes momentos, pedindo patriotismo e compreensão. “Você, torcedor, vai entender que, em alguns momentos, não terá tanta informação sobre a seleção”.

A temperatura voltou a esquentar entre Dunga e os jornalistas depois que uma foto do meia Josué treinando com o colete dos titulares, obtida por alguns fotógrafos escondidos, circulou na sexta-feira, após mais um treino secreto da seleção. A Rede Globo noticiou posteriormente que o volante Gilberto Silva havia se contundido, o que explicaria a foto de Josué entre os titulares.

“Não sou bombeiro de alguns de vocês”, disse Dunga. “Quem escreveu a matéria tem que pedir desculpas para o leitor”, prosseguiu. “Outro dia, falaram de manhã que o Julio Cesar estava machucado e à tarde ele foi o melhor do treino”.

Em outro momento da entrevista, quando indagado se o Brasil entraria em campo contra a Costa do Marfim com a mesma equipe que estreou contra a Coreia do Norte, Dunga ironizou mais uma vez o trabalho dos jornalistas: “Pode ter uma surpresa. Aí vocês colocam um camarada lá em cima no prédio para fotografar. E ele ainda pode cair e se machucar”, disse, em referência à fotografia “roubada” durante o treino fechado.

Ao final da entrevista, o treinador voltou a falar de seu assunto preferido: “Eu não tenho que dar explicação, não tenho que apagar fogo. Vocês não têm que criar todo dia um incêndio”. Em seu socorro, o médico da seleção, José Luís Runco, esclareceu: “O dia em que houver um problema médico vocês serão avisados, podem ficar certos disso”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host