19/06/2010 - 12h03

CBF contesta a proteção de braço usada por Drogba na Copa

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)*
  • Drogba em campo contra Portugal: o detalhe em preto no braço direito é a proteção questionada

    Drogba em campo contra Portugal: o detalhe em preto no braço direito é a proteção questionada

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) contesta a proteção que o atacante Didier Drogba usa para resguardar seu braço direito, que recentemente sofreu uma fratura e teve que passar por cirurgia. O protesto será feito neste sábado, quando o médico José Luís Runco se encontrará com membros da Fifa e da Costa do Marfim em reunião técnica sobre o jogo diante dos africanos, neste domingo, no Soccer City.

O tema preocupou o departamento médico da CBF, a ponto de Runco preferir ir pessoalmente à reunião deste sábado. Inicialmente, o segundo médico da CBF, Serafim Borges, iria ao encontro.

“Veremos esse assunto na reunião e vamos colocar nosso ponto de vista. Se a proteção for de ordem metálica ela não pode ser usada, não é permitido”, argumentou Runco.

A proteção de Drogba já causou polêmica com Portugal, adversário de estreia dos marfinenses. A federação portuguesa afirmou que era contra a utilização do equipamento, mas a Fifa alegou que o árbitro da partida é soberano nesse tipo de decisão. Os lusitanos lembraram que até fitas de pulso são proibidas.

EFICIENTE, DROGBA É TESTE PARA DEFESA

Drogba entrou no segundo tempo da partida diante de Portugal. A expectativa é que, mesmo que não seja titular neste domingo, ele jogue por mais tempo diante do Brasil. O marfinense foi o atacante mais eficiente da última temporada europeia, anotando 44 gols em 52 jogos.

Os médicos da seleção alertam para os perigos da proteção usada por Drogba. Acreditam que a comunidade médica em breve emitirá uma posição reforçando os riscos que o aparato do atacante marfinense pode representar.

Líder do grupo G com três pontos, a seleção enfrenta a Costa do Marfim neste domingo às 15h30 (horário de Brasília). Os marfinenses dividem a segunda posição da chave com Portugal, com um ponto cada um.

*Atualizada às 13h33

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host