18/06/2010 - 18h05

Kaká, sexto mais rápido da 1ª rodada da Copa, é o "Usain Bolt" da seleção brasileira

Vinicius Mesquita
Em São Paulo*

Quem são os velocistas do Mundial 2010

  • Segundo dados oficiais fornecidos pela Fifa

Kaká talvez ainda não esteja 100% fisicamente, mas está entre os dez jogadores mais velozes da Copa do Mundo, considerando apenas as estatísticas da primeira rodada fornecidas pela Fifa. Recém-recuperado de uma lesão na coxa, o meia brasileiro ainda é observado com desconfiança em relação à sua condição física. Porém, durante a vitória sobre a Coreia do Norte, Kaká alcançou a velocidade de 29,84 km/h, tornando-se o sexto homem mais rápido do Mundial nas primeiras 16 partidas.

Para compreender a velocidade da estrela brasileira, basta comparar sua marca com a do recordista mundial dos 100 metros rasos, o jamaicano Usain Bolt. O atleta alcançou uma velocidade máxima de 44,72 km/h para registrar seu recorde de 9s58. O argentino Messi, considerado o melhor jogador do mundo da atualidade, estabeleceu 20,86 km/h na vitória sobre a Nigéria, uma marca bem inferior a do brasileiro.

Kaká enfrentou sérios problemas físicos neste ano. No início de 2010 sofreu com uma pubalgia e, poucos dias antes de se concentrar com a seleção brasileira, teve uma lesão muscular na coxa esquerda. Para acabar com a pubalgia foram necessários 50 dias de tratamento durante o primeiro semestre.

Júlio Baptista, meia e amigo pessoal de Kaká, não se surpreende e garante que o jogador já está bem fisicamente há algum tempo: “Não está acontecendo nada diferente com ele (Kaká). Ele é o mesmo, passou por um período mais duro, que já ficou para trás. Agora ele está super-bem, e nós esperamos o melhor dele aqui”, diz Júlio.

Os cinco jogadores que superaram a velocidade máxima de Kaká ultrapassaram a marca dos 30 km/h. O jovem atacante de 21 anos de Camarões, Choupo-Moting, registrou 30,1 km/h. Outros dois jogadores cravaram a mesma velocidade: o defensor japonês Yuto Nagatomo e o atacante norte-americano Robbie Findley.

O mais veloz foi o atacante nigeriano Obinna Nsofor, com 31,1 km/h, superando por pouco o atacante argentino Gonzalo Higuaín, que correu a 30,93 km/h.

Os "maratonistas" da rodada de abertura

  • Arte UOL

    Dados oficiais fornecidos pela Fifa

O Brasil se destaca na lista dos dez mais rápidos. O lateral Maicon, com 28,76 km/h, foi o nono jogador mais veloz da primeira rodada. Além do Brasil, somente Gana teve dois jogadores no Top 10: o meia Kwadwo Asamoah, oitavo mais veloz com 29,03 km/h, e o defensor Isaac Vorsah, o décimo com 28,42 km/h.

Entre os “maratonistas” do Mundial, o meia australiano Carl Valeri percorreu 12,9 quilômetros, mas não impediu que sua seleção fosse goleada pela Alemanha. Torrado, do México, chegou a correr por 12,6 quilômetros durante o empate com o Uruguai, e o herói sul-africano na partida de abertura da Copa, o atacante Tshabalala, fez 12,2 quilômetros durante os 90 minutos o empate com o México.

Nesse quesito, Kaká está um pouco abaixo da média dos demais jogadores da Copa. Durante a vitória sobre os norte-coreanos, o meia percorreu 8,8 quilômetros enquanto Gilberto Silva, por exemplo, correu por 11 quilômetros. O lateral Michel Bastos correu por 10,1 quilômetros e o atacante Robinho, 9,8. Porém, Kaká jogou durante 77 minutos (foi substituído por Nilmar), 13 a menos que os demais.
 

* Colaborou Bruno Freitas, da África do Sul

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host