19/06/2010 - 12h38

Com duas vitórias, técnico da Holanda vê seleção à frente dos grandes rivais

Das agências internacionais
Em Durban (África do Sul)*

A Holanda briga para finalmente conquistar seu primeiro título mundial após bater muitos anos na trave. A seleção começou bem sua caminhada com duas vitórias seguidas, o que lhe rendeu a liderança do grupo E e a classificação. Mais do que isso deu confiança à equipe que agora se vê à frente dos principais rivais.

Muitas das seleções campeãs mundiais ainda não convenceram e acabaram tropeçando. A França ficou no empate sem gols com o Uruguai e depois acabou derrotada para o México por 2 a 0. A situação fez eclodir uma crise agravada com o afastamento de Anelka neste sábado após xingar o técnico Raymond Domenech.

A Espanha chegou cotada como favorita, mas decepcionou e perdeu por 1 a 0 para a modesta Suíça. Até a Alemanha, única que havia empolgado com uma goleada por 4 a 0 na estreia sobre a Austrália, vacilou e também sofreu um revés para a Sérvia. A Itália também não teve um bom começo com o empate por 1 a 1 com o Paraguai.

Os resultados fizeram o técnico Bert Van Marwijk aumentar suas esperanças. “Em um Mundial onde há tanta igualdade nós somamos duas vitórias. Não foi fácil. Mas é bom ver o que aconteceu com grandes equipes como Espanha, França, Alemanha e Itália nas últimas partidas. Vencemos dois jogos e nossas expectativas estão aí. Superamos um rival de alto nível”, disse.

O técnico vê que a seleção do Japão valorizou ainda mais a vitória pela qualidade da equipe que com uma postura tática bem definida venceu o primeiro jogo contra Camarões. “Todos os técnicos destacaram a evolução da equipe do Japão. É um adversário incômodo, rápido e forte”, avaliou.

Com seis pontos, a seleção holandesa se garantiu na próxima fase, mas ainda não sabe se terá o jogador do Bayern de Munique Arjen Robben, que se recupera de lesão. “Robben evolui e esperamos que ele esteja conosco. Mas não há motivos para precipitação porque pode ser perigoso.”

*Atualizada às 17h30

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host