Javier Soriano/AFP

Kuyt tenta bicicleta em uma das poucas oportunidades no jogo contra o Japão

19/06/2010 - 11h41

Imprensa holandesa fala em "deja-vu" da estreia e lamenta falta de brilho

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

Após a vitória por 1 a 0 sobre o Japão, a Holanda obteve a classificação às oitavas de final, o que foi confirmado após a vitória da Dinamarca sobre Camarões. Mas ainda não convenceu ninguém com o futebol apresentado. Recheada de talentos e tida como uma das favoritas ao título, a equipe do técnico Bert van Marwijk vem sendo criticada na mídia local pela falta de objetividade.

HOLANDA NÃO IMPRESSIONA (DE NOVO)

  • "Vitória sem brilho" é a manchete do Telegraaf, que viu o Japão como um time "fácil de ser superado"

Para o jornal holandês NU Sport, o jogo contra o Japão foi um “deja-vu” da estreia contra a Dinamarca. “A Holanda novamente dominou a posse de bola, mas pouco ameaçou”, criticou o artigo. Na primeira partida, o time laranja venceu por 2 a 0 e já havia sido criticado pela falta de agressividade.

No jornal Telegraaf, o tom de decepção foi o mesmo. “Embora não seja capaz de impressionar, o Japão era um time relativamente fácil de ser superado”, observou a publicação, exaltando o autor do gol: “Sneijder é o nome da seleção”.

A reação dos japoneses foi mais moderada, mas o jornal Yomiuri destacou que a seleção asiática “só entrou no jogo no segundo tempo”, e que “agora, a vitória é obrigação contra a Dinamarca”. O artigo minimizou o “frango” sofrido pelo goleiro Kawashima, mas ressaltou a chance perdida por Okazaki no final.

Na imprensa internacional, o tom crítico à seleção holandesa foi maior. No diário argentino Olé, a manchete foi: “Ideal, comente a pontuação”. A publicação considera que “o merecimento vem junto com os seis pontos”, mas “se pede mais do que se pode dar”. O artigo não poupou elogios ao árbitro argentino Hector Baldassi.

Já o jornal Marca destacou que a “Holanda teve uma vitória mínima e agradeceu”, referindo-se à falha do goleiro japonês no gol de Sneijder. A publicação espanhola disse ainda que “os holandeses sofreram muito mais do que o previsto, e estiveram a ponto de serem surpreendidos em Durban”.

*Atualizada às 17h30

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host