18/06/2010 - 06h00

Vítima da 1ª zebra, Espanha terá de quebrar marca de 80 anos por caneco

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

POLÊMICA: CASILLAS X NAMORADA

  • A surpreendente derrota da Espanha para a Suíça na estreia da Copa do Mundo originou uma nova polêmica na Europa. Os envolvidos são o goleiro Iker Casillas e a sua namorada, a jornalista Sara Carbonero, que estava atrás do gol no estádio Moses Mabhida, em Durban, cidade sul-africana.

    Segundo o jornal inglês Daily Mail, os torcedores espanhois acharam que Casillas ficou distraído com a presença da repórter no campo.

A Espanha desembarcou na África do Sul como favorita e nome forte em casas de apostas por todo o planeta e nos tradicionais ‘Bolões’ de Copa do Mundo. Vítima da primeira zebra do Mundial, ao perder na estreia para a Suíça por 1 a 0, a Fúria agora terá de quebrar uma marca que já dura 80 anos para levantar pela primeira vez o caneca: nunca uma seleção que perdeu o primeiro jogo conquistou o título.

Nas 18 edições passadas do Mundial (o primeiro ocorreu em 1930), os campeões iniciaram suas trajetórias com 16 vitórias e dois empates. O melhor ‘cartão de visitas’ foi da Itália, em 1934, com uma goleada por 7 a 1 sobre os Estados Unidos e o posterior título contra a extinta Tchecoslováquia, com um 2 a 1 em Roma.

O primeiro empate na estreia de um futuro campeão ocorreu em 1966, quando a Inglaterra não saiu do 0 a 0 com o Uruguai; 19 dias depois goleou a Alemanha Ocidental por 4 a 2 e faturou a sua primeira e única Copa. Em 1982, a Itália também ficou no 0 a 0 com a Polônia e 27 dias depois sagrou-se tricampeã ao ganhar da Alemanha Ocidental por 3 a 1.

Além desafiar esse retrospecto geral, os espanhóis terão de lutar contra o próprio estigma de 'amarelões'. Bem cotada em Mundiais passados, principalmente os mais recentes, os ibéricos sucumbiram antes do esperado. Em 2006, por exemplo, com um elenco que forma a base do atual, ganharam as três primeiras partidas de forma convincente, mas caíram nas oitavas de final diante da França. A melhor campanha ocorreu em 1950, com um quarto lugar na Copa disputada no Brasil.

Os jogadores acusaram o golpe após o inesperado revés para os suíços. Agora, terão de se recuperar contra a fraca seleção de Honduras, na segunda-feira, e no dia 25 diante do Chile, que bateu os hondurenhos por 1 a 0.

“Não sei o que dizer. Não sei se isso [derrota] vai ter sequelas no time. O nosso vestiário está para baixo”, confessou o goleiro Casillas, em uma entrevista que causou polêmica no Velho Continente. A repórter que segurava o microfone é a namorada do goleiro, a musa espanhola Sara Carbonare. Segundo a imprensa inglesa, torcedores a culparam por ter distraído o atleta do Real Madrid durante a partida, já que ela trabalhava no campo.

*Com agências internacionais

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host