Alexandre Sinato/UOL

Com gols de Ramires, Nilmar, Júlio Baptista (2) e Grafite reservas vencem jogo-treino

17/06/2010 - 13h01

Reservas da seleção demoram a marcar, mas goleiam sub-19 do The Birds

Alexandre Sinato
Em Johanesburgo (África do Sul)

Dunga colocou os reservas para correr nesta quinta-feira. Enquanto os titulares correram um pouco ao redor do gramado, a equipe suplente fez um jogo-treino contra o time sub-19 do The Birds, equipe de Vaal, a 100 km de Johanesburgo. Superar os meninos sul-africanos foi fácil para Daniel Alves, Ramires, Nilmar e companhia, mas o primeiro gol demorou a sair.

CAMISA EMPRESTADA E PATROCÍNIO RIVAL

  • Fabrice Coffrini/AFP

    Ao convidar o The Birds para o jogo-treino, a seleção brasileira, indiretamente, fez algo que pode incomodar a Fifa. O time da cidade de Vaal jogou com o uniforme do Bloemfontein Celtic, time da primeira divisão sul-africana.

    O problema é que o patrocinador estampado no uniforme do Bloemfontein é a Vodacom, empresa de comunicação que é a principal concorrente da MTN, parceira oficial da Copa.

    Desde o dia 1º de junho, todas as placas publicitárias de todos os campos usados pelas seleções foram trocadas por aquelas que trazem apenas os patrocinadores oficiais da Fifa. E a Vodacom não é um deles.

O time brasileiro só abriu a contagem aos 26 minutos. Ramires invadiu a área pela direita e chutou cruzado, com força. Aí a porteira abriu. Nilmar anotou o segundo gol no minuto seguinte, de cabeça. Nos últimos minutos, Júlio Baptista fez mais dois (um de pênalti) e Grafite um, fechando o placar em 5 a 0.

A equipe profissional do The Birds disputa um campeonato regional da província de Gauteng. Mas só o time de garotos enfrentou a seleção pentacampeã.

A diferença técnica e física das duas equipes, obviamente, era gritante. Chegar ao gol do The Birds, defendido pelo emprestado Doni, foi fácil. Difícil foi inaugurar o marcador. Grafite, Nilmar e Júlio Baptista erraram finalizações fáceis até calibrarem o pé.

Os meninos do The Birds se mostraram abusados no início do jogo-treino, mas logo cansaram. Começaram a cair sozinhos ao se atrapalharem com a bola. Eles ainda receberam a ordem de tomar cuidado com os brasileiros. Evitaram divididas mais fortes.

Ao fim do treino, a cena típica de atividades como essa. Os garotos correram para tirar fotos com os jogadores brasileiros, cumprimentando as estrelas internacionais e tentando acreditar na partida que haviam disputado. Dunga deu uma de fotógrafo e registrou o momento, esbanjando simpatia.

O grupo só trabalhou inteiro no início. Depois do aquecimento, realizou uma rápida movimentação técnica em campo reduzido. Os jogadores foram divididos em dois times, mas sem distinção de titulares e reservas. Na sequência, os titulares deram uma rápida corrida no gramado e se retiraram.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host