EFE/Montagem

Argentina e Coreia 'estreiam' Copa do Mundo no segundo dia com bom futebol

13/06/2010 - 07h00

Com vitórias e disparidades entre rivais, grupo B 'inaugura' a Copa no 2º dia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Diferentemente do primeiro dia ‘morno’ do grupo A, o grupo B da Copa do Mundo estreou neste sábado de forma mais agitada. As vitórias apresentadas e a diferença técnica entre os adversários nas duas partidas deram o tom de inauguração ao Mundial da África do Sul.

DISPARIDADE DE CHUTES CERTOS A GOL

A. do Sul
5 x 5
México
Uruguai
3 x 3
França
C. do Sul
7 x 2
Grécia
Argentina
7 x 1
Nigéria

As disparidades entre os desempenhos dos grupos A e B foram muitas, a começar pelos resultados entre os países integrantes. Na sexta, houve dois empates (1 a 1 e 0 a 0), enquanto neste sábado aconteceram duas vitórias (2 a 0 para Coreia do Sul e 1 a 0 para Argentina).

A favor do ‘bom futebol’, existiu uma discrepância muito maior de desempenho entre os adversários do grupo B, onde a Argentina e a Coreia do Sul foram superiores a Nigéria e Grécia, respectivamente. Já na outra chave, o equilíbrio foi predominante.

Os números comprovam esta tese: em África do Sul x México (grupo A), foram cinco chutes certos a gol para cada lado, enquanto Uruguai e França acertaram três no outro jogo. A Argentina (grupo B), por sua vez, ‘massacrou’ a Nigéria por 7 a 1, da mesma forma que a Coréia fez contra a Grécia na outra partida (7 a 2).

O destaque positivo do dia ficou para a Argentina, que na estreia de Diego Maradona como técnico em Copas, foi comandada pelo melhor do mundo Lionel Messi. O meia criou inúmeras chances de gol e só não marcou por causa do ótimo desempenho do arqueiro nigeriano Enyeama, que ‘garantiu’ a derrota por 1 a 0.

“O importante foi que conseguimos criar as oportunidades para marcar gols. Estamos bem dentro de campo e fechamos o jogo contentes com a vitória, que é o que realmente importa. Ganhar foi o mais importante na estreia”, comentou Messi.

No outro jogo do grupo, a Coreia do Sul não teve nenhum trabalho para vencer a Grécia por 2 a 0. Os sul-coreanos marcaram logo no início do primeiro tempo e foram pouco ameaçados pelos gregos, que tiveram um desempenho abaixo da média.

“Não foi uma atuação perfeita, mas conseguimos confirmar as expectativas que recaíam sobre nós. Treinamos muitas jogadas de bola parada e viemos determinados a ter uma boa partida. Outro fator importante foi o ataque muito rápido”, analisou o técnico da Coreia Huh Jung-Moo.

"Estou honrado e feliz em marcar em minha terceira participação em Copas. Mas o mais importante foi a vitória que conquistamos e a maneira com que o time atuou. Temos de elogiar a equipe por parar as jogadas aéreas da Grécia", vibrou o sul-coreano Park, que joga no Manchester United.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host