28/05/2010 - 04h50

Seleção decide encarar 6 mil km e 12 horas de voo em maratona antes de estreia

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)

Em nome do ritmo de jogo para a Copa, a seleção brasileira vai encarar 6.860 quilômetros e cerca de 12h10min de voo para realizar contra Zimbábue e Tanzânia seus últimos dois testes oficiais antes da estreia no Mundial contra a Coreia do Norte, no dia 15 de junho, em desgaste considerado necessário na estratégia final antes do Mundial.

As equipes números 110 e 108 no ranking da Fifa são as rivais escolhidas para os desafios pré-Copa, em adversários escolhidos baseado em alguns critérios de exclusão, justifica o staff da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Segundo a entidade, os adversários na reta final de preparação precisavam ser de nível inferior ao identificado na Copa. A comissão técnica entende que o ganho de ritmo de jogo vem à frente da exigência técnica da partida, pensando também em desgaste físico e no risco de lesões dos jogadores.

Os adversários também precisavam estar próximos do país da Copa, por uma questão de logística, informa a CBF, que já trabalha com a seleção de sua base sul-africana na cidade de Johanesburgo.

A validade da realização dos amistosos em dois países diferentes foi um dos temas da entrevista coletiva de Dunga na última quinta-feira, já na África do Sul.

"Gostaríamos de uma equipe diferente. Não foi possível por uma série de situações. Nem todo mundo estava disposto a jogar com o Brasil. Temos que jogar para pegar ritmo e chegar bem na Copa", afirmou o treinador. Por sua vez, o auxiliar Jorginho disse ver nos amistosos a importância de desafiar rivais africanos antes do Mundial no continente deles.

A estratégia de amistosos pré-Copa do Brasil é diferente de outras forças do Mundial, como Alemanha, Espanha e Argentina, que fizeram ou farão testes dentro de casa, mas também diante de adversários de nível baixo.

A pequena excursão brasileira pela África antes do Mundial começa no dia 2 de junho, quando o time de Dunga enfrenta o Zimbábue em Harare, capital do país. Posteriormente, depois de mais uma parada em Johanesburgo, o time vai a Dar El Salaam encarar a Tanzânia no dia 7. Não foi divulgado quanto a seleção lucrará ou gastará com os amistosos. 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host