22/05/2010 - 14h55

Daniel Alves recorre à diplomacia em briga por três posições na seleção

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Curitiba

Daniel Alves não figura entre os titulares de Dunga, mas é uma “sombra” em três posições. Briga por vaga nas duas laterais e no meio-campo. Quando questionado sobre o tema, ele usa discurso diplomático e não demonstra preferência por nenhuma função. O jogador do Barcelona apenas aguarda uma chance em qualquer setor para poder jogar o máximo possível na Copa do Mundo na África do Sul.

Em entrevista coletiva concedida neste sábado, em Curitiba, Daniel Alves respondeu a quatro perguntas sobre o assunto. Em todas, prontificou-se a desempenhar qualquer função designada por Dunga, recorrendo ao espírito de grupo tão valorizado pelo comandante da seleção brasileira.

A principal disputa é com Maicon. Apesar da boa fase no Barcelona, Daniel Alves se depara com momento também especial de Maicon na Internazionale de Milão. A lateral esquerda surgiu como possibilidade devido à dificuldade de Dunga em encontrar um titular absoluto para o setor que mais recebeu candidatos em sua gestão. Já a chance como terceiro homem de meio-campo se justifica por seu potencial ofensivo.

Dunga, inclusive, revelou na semana passada uma conversa com Daniel Alves colocando o jogador como um exemplo a ser seguido no quesito comprometimento. O treinador comentou que o lateral se dispôs a atuar em todas as posições em prol do time nacional, exceção feita ao gol.

DANIEL ALVES NA ERA DUNGA

Partidas: 34
Minutos: 1.523
Gols: 3
1º jogo com Dunga:
4 x 0 Kuwait, 7/10/06

“Pela competitividade que existe aqui dentro, conseguir uma vaguinha no grupo já foi complicado. Estou aqui para contribuir com meu grão de areia e ajudar o grupo no que for necessário, independentemente de onde jogar. O que quero é estar no grupo”, resumiu o lateral.

Nem mesmo a atual condição de reserva faz Daniel Alves mudar sua linha. “É evidente que eu gostaria de jogar, mas o Dunga tem que optar por outros companheiros e minha preocupação é ser útil aqui, sendo titular ou reserva.”

Tal postura é bastante admirada por Dunga. Não à toa, Daniel Alves é o sexto jogador mais usado pelo atual comandante: participou de 34 partidas. Nesse período, apareceu com maior frequência na lateral direita, mas também jogou do lado esquerdo e, mais recentemente, entrou no time para reforçar o meio-campo.

Daniel Alves também se notabiliza na era Dunga por gols importantes. Foram apenas três gols no total, mas dois deles tiveram caráter decisivo. O primeiro foi na final da Copa América de 2007, na vitória por 3 a 0 sobre a Argentina. O outro aconteceu na semifinal da Copa das Confederações: aos 42min do segundo tempo ele assegurou a vitória por 1 a 0 sobre a África do Sul.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host