22/05/2010 - 13h53

Novato da seleção, Michel Bastos combate timidez para se firmar na esquerda

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Curitiba

A timidez de Michel Bastos não atrapalhou sua convocação para a Copa do Mundo, mas o incomoda. O lateral-esquerdo fez apenas três jogos com a seleção e em 270 minutos convenceu Dunga. No entanto, por ter características ofensivas, ele agora tenta se soltar mais. Michel aposta nas semanas de preparação antes do Mundial para ficar à vontade no grupo que ele só conheceu na reta final da caminhada brasileira.

“Com mais adaptação ao grupo posso me soltar e apoiar mais o ataque, como o Dunga quer. Tentei fazer isso nos jogos que disputei, mas talvez pela timidez não consegui fazer do modo que sei. Esse período vai me ajudar bastante”, projetou.

A preocupação de Michel Bastos é mostrar o poder ofensivo que lhe garantiu destaque no Lyon. Ele quer virar uma arma de ataque para ficar mais forte na briga pela lateral esquerda, posição que mais recebeu candidatos durante a era Dunga.

Na Copa do Mundo, Michel Bastos disputará espaço com Gilberto e Daniel Alves. O primeiro concorrente é mais experiente, fez 22 jogos com Dunga e participou do Mundial de 2006, na Alemanha. Daniel Alves é lateral-direito de origem, mas também atua na esquerda e foi usado no setor pelo técnico da seleção.

MICHEL BASTOS NA ERA DUNGA

Jogos: 3
Minutos em campo: 270
Gols: 0
1º jogo com Dunga: 1 x 0 Inglaterra, 14/11/2009

“Estou me sentindo super bem, mas sei que não será fácil conquistar essa posição. O Gilberto tem qualidade e já atuou bastante com o Dunga”, lembrou Michel Bastos, antes de analisar o segundo “rival”. “O Daniel também é um grande jogador e pode atuar nos dois lados.”

Mas neste caso nem a timidez diminui o desejo do lateral do Lyon. “Hoje o que conta na seleção é o trabalho que faremos nos próximos dias. Não foi fácil chegar aqui, mas nos três jogos que fiz consegui mostrar um pouco do meu trabalho para o Dunga. Era o único momento que eu tinha e provei que estou em condições de ajudar.”

Michel Bastos estreou na seleção no dia 14 de novembro do ano passado, na vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra. Ficou em campo durante os 90 minutos, assim como nos dois jogos seguintes, contra Omã e Irlanda. Na África do Sul, ele tentará provar que a aposta de Dunga foi correta.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host