18/05/2010 - 08h02

África do Sul investiga se Al Qaeda pretende fazer atentado durante a Copa

Das agências internacionais
Em Johannesburgo (África do Sul)

As autoridades e os serviços de inteligência da África do Sul estão investigando as informações que indicam que um ex-coronel da Arábia Saudita foi preso no Iraque por planejar um atentado durante a Copa do Mundo, em colaboração com a organização terrorista Al Qaeda.

“Sempre falamos que estamos preparados para resolver qualquer problema de segurança durante do Mundial e confiamos em nossos planos nesse sentido. Não estamos baixando a guarda”, disse o porta-voz do Ministério da Inteligência sul-africano, Brian Dube

Dube assegurou que após a informação divulgada pelo exército iraquiano já está sendo investigada e os serviços de inteligência sul-africanos já estão tomando conhecimento de todos os detalhes dessa ameaça. Os ministérios de Assuntos Exteriores e de Cooperação também ajudam para tentar confirmar as notícias vindas de Bagdá.

“É uma fonte de grande preocupação que alguém tenha sido preso por conspirar contra a Copa do Mundo. Isso é muito, muito sério e vamos ter esclarecer todos os detalhes”, disse um especialista do governo da África do Sul sobre segurança.

Segundo fontes oficiais do Iraque, há duas semanas foi preso Abdullah Azzam Saleh Misfar al-Qahtani, que havia estado em contato com grande número de pessoas ligadas à Al Qaeda, supostamente para planejar um atentado contra o Mundial.

A notícia foi divulgada na última segunda-feira, mesmo dia em que as forças de segurança da África do Sul fizeram, no centro de Johannesburgo, uma demonstração de seus recursos para s defesa do país durante a Copa do Mundo.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host