14/04/2010 - 09h30

Organização da Copa atende artistas e inclui atrações locais na abertura

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Alicia Keys é uma das atrações confirmadas; de<BR>12 artistas só três são sul-africanos

    Alicia Keys é uma das atrações confirmadas; de
    12 artistas só três são sul-africanos

Depois de muita reclamação dos representantes do meio artístico sul-africano, uma reunião na terça-feira colocou fim à polêmica sobre a falta de atrações locais na cerimônia de abertura da Copa do Mundo, que será realizada no dia 10 de junho, em Johanesburgo.

O presidente do comitê organizador Danny Jordaan se encontrou com a ministra da Cultura, Lulu Xingwana, e com o presidente do sindicato dos artistas, Mabutho Sithole, e fez três promessas. Em primeiro lugar, comprometeu-se a incluir mais atrações sul-africanas no concerto de abertura – a quantidade e os nomes só serão divulgados quando forem assinados os contratos.

Além disso, a associação de músicos da África do Sul vai trabalhar em conjunto com a empresa baseada em Los Angeles que está responsável por organizar o show de abertura do Mundial. Por fim, ficou combinado que a transmissão da cerimônia em áreas públicas terá o compromisso de ser “uma verdadeira experiência cultural africana”.

“Tendo em vista o resultado dessa reunião, o sindicato vai cancelar o protesto marcado para o dia 15 de abril”, destacou o presidente da entidade, Mabutho Sithole, satisfeito com as promessas. A ministra Xingwana também saiu feliz: “Que bom que todos os acionistas concordam com o princípio de uma maior representação de artistas locais nessa plataforma global que será promovida em solo sul-africano”.

“Somos certamente a favor de que os artistas sul-africanos usem o torneio para mostrar seus talentos”, ressaltou Danny Jordaan no comunicado divulgado pela Fifa. De acordo com a lista de atrações divulgada, apenas três dos 12 artistas da cerimônia são sul-africanos. Entre os nomes mais famosos, estão Shakira, Black Eyed Peas e Alicia Keys.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host