14/04/2010 - 07h07

Messi desafia 'maldição' de melhor do mundo em Copas para igualar Ronaldos

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Lionel Messi dominou as manchetes esportivas mundiais na última semana. Após as recentes atuações destacadas do argentino, a expectativa cresce em torno do que ele pode fazer na Copa do Mundo da África do Sul. Mas o jogador de 22 anos terá que superar a ‘maldição’ dos melhores do mundo em Copas para buscar o segundo prêmio individual consecutivo e igualar os brasileiros Ronaldinho (2004 e 2005) e Ronaldo (1996 e 1997).

LEIA ALGUMAS OPINIÕES SOBRE MESSI

Messi marcou 4 gols contra Arsenal pela Liga dos Campeões e um no clássico contra o Real Madrid

Sempre estão querendo comparar alguém com Pelé. Mas eu sempre falo para meus amigos da Argentina que eles têm que escolher primeiro quem foi o melhor argentino da história

Pelé. Leia mais

Uma vez disseram que apenas com uma pistola poderiam parar o Messi, mas nesse momento apenas uma metralhadora pode pará-lo

Stoichkov, ex-astro do Barcelona e da Bulgária. Leia mais

O que o Messi faz realmente deixa todo mundo entusiasmado. O que o treinador do Arsenal falou eu repito todos os dias aqui: aquele menino tem uma facilidade de conduzir a bola próxima aos pés que parece realmente videogame

Ronaldo, atacante do Corinthians. Leia mais

Ele é muito jovem e pode conseguir grandes coisas. Messi ainda tem seis ou sete anos em alto nível e pode marcar uma época. Coisas impossíveis ele torna possíveis

Arsène Wenger, técnico do Arsenal. Leia mais

Ele joga como centroavante, ponta esquerda, direita. Se você deixar ele virar, adeus. A diferença entre eles é essa: Maradona tinha dificuldade para virar. Acho Messi o único gênio do mundo hoje

Zico. Leia mais

Messi tem uma qualidade excepcional quando está com a bola nos pés, sobretudo em espaços reduzidos, quando tira a máxima vantagem de sua estatura

Johan Cruyff, presidente de honra do Barcelona. Leia mais

'O que vai acontecer se ele [Messi] ajudar a Argentina a ganhar o Mundial da África do Sul?' Vai terminar a polêmica Maradona-Pelé. O melhor é que Messi é argentino. Os brasileiros, espanhóis, alemães, franceses e italianos vão ter que reconhecer que o melhor do mundo nasceu neste país

Maradona, técnico da seleção argentina. Leia mais

Além da desconfiança dos próprios argentinos, que ainda não viram Messi repetir o brilhantismo na seleção, o meia do Barcelona carregará o peso de ser o melhor do mundo da Fifa. Desde que o prêmio foi criado, em 1991, todos os eleitos em anos anteriores de Copas decepcionaram e nenhum deles levou sua seleção ao título.

O Brasil contou por duas vezes com o melhor do mundo em seu elenco. No caso mais recente, em 2006, Ronaldinho Gaúcho vivia badalação semelhante à destinada agora a Messi. O mundo esperava um desempenho brilhante daquele que passou a ilustrar capas de revistas em todos os continentes e que virou astro malabarista de inúmeros comerciais de TV.

Ronaldinho chegou ao Mundial da Alemanha respaldado por títulos conquistados pelo Barcelona: a Liga dos Campeões e o Espanhol. No entanto, o melhor do mundo de 2005 foi apático, burocrático e terminou a Copa sem marcar nenhum gol. Ao lado de Kaká, Ronaldo e Adriano, o meia formou o ‘quadrado mágico’, que não conseguiu levar a seleção brasileira além das quartas de final – foi eliminada pela França.

Curiosamente, foram justamente os Le Bleus os responsáveis também pela queda do Brasil em 1998 na decisão. Ronaldo iniciou o Mundial como o melhor do mundo dos dois anos anteriores. Embora não tenha brilhado, o atacante que hoje atua no Corinthians marcou quatro gols e acabou levando a Bola de Ouro. Mas a Copa ficou marcada pela convulsão do camisa 9 no dia da final.

Ronaldo foi examinado em uma clínica francesa e foi para o jogo, mas ficou abaixo das expectativas. O episódio abalou a seleção brasileira. Para o público, o atacante primeiro teve problemas no tornozelo. Depois, uma convulsão. Mais tarde, uma crise nervosa, disseram que teria "amarelado". A verdade jamais foi esclarecida totalmente. E a França conquistou seu único título mundial em casa.

O primeiro jogador a carregar o ‘fardo’ de ser o melhor do mundo em exercício foi Roberto Baggio. Nos Estados Unidos, em 1994, o ex-craque marcou cinco gols - mesmo número de Romário, que acabou levando a Bola de Ouro. O italiano até fez uma bela Copa e conduziu a Azzurra à final contra o Brasil. No entanto, no tira-teima entre as duas seleções tricampeãs, ele chutou para longe o pênalti que sacramentou o tetra verde-amarelo e ficou marcado pelo erro decisivo.

Eleito o melhor do mundo em 2001, Luis Figo decepcionou na Copa do ano seguinte, disputada na Coreia e no Japão. O meia português não balançou as redes nenhuma vez e teve atuações apagadas na eliminação da equipe nacional ainda na primeira fase, que deixou Portugal na 21ª colocação – o pior desempenho em suas quatro participações.

Agora, o líder das apostas é Lionel Messi. “‘O que vai acontecer se ele ajudar a Argentina a ganhar o Mundial da África do Sul?’ Vai terminar a polêmica Maradona-Pelé. O melhor é que Messi é argentino. Os brasileiros, espanhóis, alemães, franceses e italianos vão ter que reconhecer que o melhor do mundo nasceu neste país”, prevê o técnico argentino Diego Maradona.

O jogador da Argentina vem arrancando elogios até mesmo de atletas de outros esportes. Estrela do Los Angeles Lakers e da NBA, Kobe Bryant é conhecido por gostar e acompanhar futebol e também falou sobre Messi. "Me alucina como esse jogador pode fazer coisas novas sempre. Ele é fenomenal em todos os sentidos", afirmou.

Se o meia do Barcelona será considerado o melhor de todos os tempos, ainda restam dúvidas. No entanto, se quebrar a escrita e der o tricampeonato para a Argentina dificilmente Messi não assegura o segundo prêmio consecutivo de melhor do mundo. E a história comprova a tese. Todos os escolhidos pela Fifa em anos de Copa pertencem às seleções campeãs: os brasileiros Romário (1994) e Ronaldo (2002), o francês Zidane (1998) e o italiano Cannavaro (2006).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host