08/04/2010 - 09h10

Copa do Mundo terá até 25 partidas transmitidas em 3-D

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)

Aproveitando o sucesso vindo dos cinemas, a Fifa anunciou uma novidade para as transmissões da Copa do Mundo da África do Sul. Até 25 partidas do torneio serão transmitidas em tecnológica 3-D. E o Brasil será uma das vedetes do torneio.

Os três jogos da seleção brasileira da primeira fase – contra Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal – serão transmitidos em 3-D. Ao todo, 15 jogos da primeira fase do torneio sul-africano serão disponibilizados nesse novo formato.

Alemanha, Holanda, Espanha, Argentina, Coreia do Sul e Nigéria aparecerão em 3-D duas vezes na primeira fase do Mundial. Ingleses, franceses e outras dez seleções terão a chance de atuar com a tecnologia apenas se passarem para a segunda fase.

Para que tal tipo de imagem esteja disponível para os telespectadores de todo o mundo, sete pares de câmeras especiais estarão nos estádios das partidas escolhidas.

A primeira partida de Copa do Mundo da história a ser transmitida em 3-D será o jogo de abertura do Mundial, entre África do Sul e México no estádio Soccer City em Johannesburgo. Mais quatro estádios terão jogos passados com a tecnologia: Ellis Park em Johannesburgo, Cidade do Cabo, Durban e Port Elizabeth.

RUGBI EM 3-D EM LONDRES

  • A reportagem do UOL teve o privilégio de participar de uma sessão de uma partida de rúgbi e descreve a partir de agora a experiência de ver a 'pancadaria' de um clássico da modalidade transportada praticamente para diante de seus olhos.

“Nós queremos ter certeza de que as principais partidas estarão no cronograma [de transmissão em 3-D]”, afirmou o diretor de televisão da Fifa, Niclas Ericson. “Tinha diversas restrições para fazer isso, principalmente por conta de tempo e espaço, mas resolvemos”

A nova tecnologia estará disponível em 26 países e também será utilizada em cinemas e em eventos especiais em grandes cidades do mundo como Berlim, Paris, Rio de Janeiro e Cidade do México.


Responsável pelas câmeras que disponibilizarão as imagens da Copa em 3-D, a Sony – que fez os primeiros testes durante a Copa das Confederações do ano passado – disse que essa mudança é tão importante quanto quando as imagens foram passadas de preto e branco para coloridas.

David Bush, diretor de marketing da empresa, contou que vivenciou essa primeira grande mudança antes de fazer a comparação. “Eu estava entre as pessoas que viram Pelé e Jairzinho e o grande time brasileiro quebrar os corações italianos em cores na final da Copa de 1970, no México.”

A Sony não revelou quanto será gasto no projeto, mas acredita que o que receberá de licenciamento pela tecnologia e pelos direitos de transmissão pagará os custos. “Nossa premissa inicial era que o projeto se pagasse. E estamos muito felizes de vê-lo colocado em prática”, completou Niclas Ericson.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host