27/01/2010 - 14h33

Estado de saúde de Cabañas piora por causa de edema; ainda há risco de morte

Das agências internacionais
Na Cidade do México (México)

DIVULGADA FOTO DO PRINCIPAL SUSPEITO

  • AFP

    A Procuradoria Geral de Justiça da Cidade do México revelou na noite de terça-feira os nomes dos acusados de atirarem no atacante Salvador Cabañas e mostrou foto e retrato falado. Um deles, José Jorge Balderas Garza, de 35 anos, teria sido o autor do disparo na cabeça do paraguaio, que passou por cirurgia e segue em recuperação.

O estado de saúde do atacante paraguaio Salvador Cabañas piorou nesta quarta-feira devido a um edema cerebral e o jogador corre risco de morte, segundo os médicos do hospital onde ele está internado, na Cidade do México. O atleta levou um tiro na cabeça em um bar na capital mexicana durante a madrugada de segunda-feira, foi operado, mas não foi possível retirar a bala de seu crânio.

“Salvador se mantém clinicamente estável, mas temos tido certos problemas porque o edema cerebral progrediu, como já esperávamos”, disse em uma coletiva de imprensa o Dr. Ernesto Martinez, chefe da equipe de especialistas que operou o astro do América do México e da seleção paraguaia.

“Teremos que sedá-lo um pouco mais para melhorar e proteger as funções cerebrais. Esperamos que o edema não evolua mais”, acrescentou o médico, que reiterou que a situação de Cabañas “segue grave e ainda existe risco de morte”.

“Estamos preparados porque sabíamos que isso aconteceria. Não há mais sangramento, nada disso, não é um tratamento cirúrgico, é um tratamento com medicamentos”, explicou o médico. Martinez disse ainda que será necessário esperar mais 24 horas para que passe o período mais crítico, que normalmente dura 72 horas, para que a inflamação no cérebro comece a diminuir.

AMÉRICA DO MÉXICO ASSUME A CONTA

O América do México, clube de Cabañas, anunciou que ficará responsável pelos gastos médicos. Mesmo não tendo sido um acidente de trabalho, que obrigaria o clube a arcar com os custos, o América decidiu dar apoio ao atacante.

“O América está a cargo de todos os gastos e está nos atendendo muito bem, mas agora a prioridade é a saúde de Salvador Cabañas”, afirmou o representante do jogador, o paraguaio José Maria González.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host